GranaSmart » Cartão de Crédito » 6 dicas de cartão de crédito + importantes

6 dicas de cartão de crédito para períodos de festas e férias

6 dicas de cartão de crédito durante as festas e férias

Confira as melhores dicas de cartões de crédito para portadores e titulares. Vantagens, bônus e descontos especias…

“Dicas de cartão: Segundo uma pesquisa feita pelos bureaus de crédito, indica que mais da metade dos brasileiros usam seus cartões de crédito durante a temporada de festas para fazer compras e principalmente no inicio do ano.”

Entre Dezembro, Janeiro e Fevereiro, são as épocas do ano em que é muito mais fácil deslizar o cartão nas maquininhas das lojas, comércio e hotéis por todo o país, além disso, aumenta o risco de fraudes de todos os tipos.

Melhores dicas de cartão de crédito para aproveitá-los melhor

Então, como você pode aproveitar ao máximo ao usar seus cartões de crédito obtendo mais vantagens e em alguns casos, obter dinheiro de volta e muitas outras recompensas oferecidas pelos bancos e administradoras de cartões sem comprometer sua segurança?

O primeiro passo é preparar seu cartão de crédito para os tempos mais movimentados e de maior uso, e a temporada de férias é uma delas, para isso, é preciso reservar um tempo para planejar adequadamente sua lista de compras e os novos gastos.

À medida que você vai pagando as suas compras, despesas e gastos de férias com um cartão de crédito, certifique-se de que está seguindo estas seis sugestões básicas.

1. Consulte o seu relatório de crédito

Ter um score alto com pontuação de crédito boa e excelente é provavelmente o indicador mais importante que sua saúde financeira esta saudável.

Por isso, é importante saber como está o seu nome (CPF limpo ou com restrição) antes de sair por ai nessa movimentada temporada de compras de fim e inicio de ano. Descubra:

  1. Você tem alguma conta com pagamento que está atrasada?
  2. Você está com o nome com no SPC ou Serasa por falta de pagamento?
  3. Seu Score esta baixo por causa de pendências financeiras?

Analise seu histórico e relatório de crédito para garantir que tudo esteja atualizado e em andamento conforme as regras de crédito.

Com tantas compras sendo realizadas, é fácil aparecerem erros no seu relatório de crédito. Aqui no Brasil, as empresas costumam enviar no final do ano um relatório de baixas de débitos, dê sempre uma olhada e confira se realmente você está devendo ou não.

Não deixe de usar um tempo extra para rever como está o seu nome, procure por quaisquer erros, omissões ou imprecisões inscritas nos órgão de proteção ao crédito. Se você encontrar um erro, entre em contato com uma das três agências de crédito: Serasa Experian, SPC Brasil e Boa Vista para remediar a situação.

2. Faça um balanço de todos os seus cartões de crédito

Passar seus cartões de crédito sem ter um plano organizado é uma receita fadada ao desastre financeiro.

Você não só vai perder alguns bônus importantes em dinheiro de volta no cartão, como poderá pagar encargos e taxas adicionais se por um acaso ultrapassar o limite de gastos estipulado pelo cartão de crédito. Antes de sair para o shopping ou para a diversão, revise todos os cartões de crédito em uso.

  • Você adquiriu novos cartões de loja de departamento durante o ano?
  • Você recebeu cartões de crédito de bancos ou financeiras?
  • Você tem cartão de crédito ativos de bancos que não está usando?
  • Você mantém uma planilha de todos os cartões que estão em uso?

Nesse momento, é a hora de reuni-los e rever todos eles.

Mais um detalhe, faça uma lista dos saldos, linhas de crédito, bônus com gastos, smiles e outros benefícios especiais que podem ser úteis em um futuro próximo.

Não se esqueça de avaliar outros detalhes importantes, como a taxa de juros cobrada, e se as compras futuras o qualifica para redução de taxa ou esta dentro de promoções do tipo (money back ou taxa 0% para novas compras.

Tome cuidado ao fazer sua lista de cartões de crédito para não gastar demais com anuidades ou perder vantagens importantes.

3. Solicitar aumento do limite de crédito no cartão

Para ajudar com o aumento dos seus gastos que está prestes a acontecer durante as festas e as férias do inicio do ano, ligue para seu banco ou para sua administradora de cartão de crédito e solicite um aumento na sua linha de crédito.

Como você sabe que vai aumentar seus gastos durante essa temporada agitada, é recomendável solicitar um aumento no limite de crédito para suprir novos gastos.

Dessa forma, o seu poder de compra não será afetado, e não terá problemas de estourar o seu crédito no cartão. Certifique-se de usar seu novo limite de crédito com sabedoria, tente não gastar mais doque você pode pagar, a ideia é não construir dívidas impagáveis.

4. Inscreva-se para receber alertas de compras no crédito ou conta

Não é nenhum segredo que os fraudadores e ladrões de identidade adoram a temporada de festas. Nesse período há aumento significativo nos gastos das pessoas com o cartão de crédito, o que significa que há mais espaço para erros e transações negligenciadas.

Uma maneira inteligente de acompanhar suas transações com cartão de crédito e débito na conta é se inscrever em alertas via mensagem de texto (SMS ou e-mail). Se houver qualquer sinal de fraude, como transações com lançamento duplo ou compras não autorizadas, você receberá um alerta em tempo real do bancos ou da empresa do cartão de crédito.

Para falar a verdade, alguns de seus cartões de crédito devem até oferecer serviços gratuitos de monitoramento de crédito, por isso é uma boa idéia perguntar sobre isso no 0800, 4004 ou 4003 e verificar se este serviços de proteção está ativado no cartão ou em sua conta.

Mesmo que o serviço de monitoramento custe uma pequena taxa mensal, talvez valha a pena pagar durante esse período, quando suas contas mais precisam.

Outro serviço disponível para usuários no Serasa Experian e no Boa Vista (SCPC), é o chamado serviços anti-fraude que monitora seu CPF em tempo real, que avisa quem consultou seu nome e te informa antes de ser negativado.

5. Verifique os bônus em dinheiro de volta

Quase todos os cartões de crédito estão oferecendo bônus de devolução de dinheiro de volta de maneiras diferentes (moneyback), desde crédito em dinheiro, até ganhar pontos ou milhas para viajar.

Este sistema é benéfico, mas pode ser confuso quando você está tentando tirar o máximo proveito de suas compras. A boa notícia é que você pode categorizar facilmente seus cartões de crédito com base no tipo de cartão que eles são.

Use essas informações ao seu favor quando for fazer sua lista de compras, para que você não perca os bônus adicionais em dinheiro de volta, smiles etc.

Como já dissemos, você deve fazer uma lista de seus saldos, gastos, limites de crédito e taxas de juros, então, vá em frente e faça também uma nota sobre quais os tipos de cartões e quais as categorias de bônus de “cashback” eles estão incluídos.

Tende entender corretamente tudo que o seu cartão de crédito oferece, e tente maximizar totalmente seus gastos para ganhar dinheiro de volta e outras vantagens – os benefícios valem a pena.

6. Saiba mais sobre os benefícios do seu cartão

É fácil se concentrar nos bônus em dinheiro de volta que seu cartão de crédito oferece, mas e os outros benefícios do cartão?

Um dos principais motivos para usar um cartão de crédito durante a temporada de compras de fim e inicio de ano é que a maioria de suas compras pode ser coberta com benefícios como o de proteção de compra.

Isso inclui vantagens como uma garantia estendida, política de proteção de reembolso e outras vantagens como parcelamento sem juros e descontos especiais.

Certifique-se de estar familiarizado com todas as vantagens dos cartões, e acompanhe as ofertas que os cartões de crédito que você está usando oferece.

Para descobrir os benefícios exatos aos quais você tem acesso com cada cartão, basta acessar o atendimento telefônico do banco e/ou administradora, aplicativo ou a página online da conta do seu cartão de crédito pelo computador ou smartphone para saber mais.

Aproveita para ler também estes artigos:

  1. As melhores opções de cartão de crédito sem consulta
  2. Compare dezenas de cartões de crédito do jeito mais simples
  3. Como solicitar seu mais novo cartão de crédito com nome sujo?
  4. Como pedir seu cartão de crédito para negativado?
  5. Confira lista com todos os cartões de crédito sem anuidade

Conclusão

Antes de sair para o shopping ou iniciar sua caminhada para fazer suas compras em lojas ou em sites online primeiro tente por em prática todas as dicas de cartão que ensinamos aqui, ou seja, certifique-se de entender completamente quais os benefícios que seus cartões de crédito oferecem.

Não tenha pressa em apenas começar a gastar com seu cartão, não estoure o limite de crédito e não pague suas faturas com atraso pois você pode perder importantes benefícios em dinheiro de volta e ainda pagar multas, mora e juros.

No GranaSmart, aderimos aos rigorosos padrões de integridade editorial para ajudá-los a tomar decisões com segurança. Alguns dos produtos que apresentamos são de nossos parceiros. Entenda como ganhamos dinheiro.

Dê a sua opinião!

0 0