GranaSmart » Cartão de Crédito » Cartão ConstruCard: tire as suas dúvidas

Cartão ConstruCard: tire dúvidas sobre este tipo de crédito

​O Construcard é uma linha de crédito para compra de material de construção em lojas credenciadas pela Caixa Econômica. Saiba como funciona o cartão Construcard...

Cartão ConstruCard

Conheça as vantagens e desvantagens do Cartão de Crédito Construcard para fazer sua reforma e construção do jeito mais fácil..

“O Cartão ConstruCard é um cartão de crédito destinado a compras de materiais para construção. No entanto, este cartão pode ser utilizado em compras nas lojas credenciadas com a Caixa Econômica Federal.”

Após a solicitação do crédito e aprovação do cadastro o cliente deve comprar tudo o que precisa durante 6 meses. Após esse período de compras, o crédito fica bloqueado e as despesas adquiridas devem ser pagas.

Ou seja, essa é uma forma fácil e segura de comprar o que é necessário para a construção e manutenção da sua casa. Sabemos que materiais de construção costumam ser muito caros. Não raro, o valor que temos em mente em relação ao orçamento acaba não dando para comprar todo o necessário.

Portanto, o cartão Construcard é interessante para suprir essa insuficiência de crédito. Quer saber mais sobre o assunto? Preparamos este texto com algumas informações que vão te ajudar a entender melhor o funcionamento do ConstruCard.

Continue a leitura para saber como solicitar o seu. Além disso, você poderá conferir algumas das principais vantagens e desvantagens dessa modalidade de crédito. Acompanhe!

Como funciona o Cartão Construcard?

Para conseguir o cartão ConstruCard você precisa primeiro fazer a solicitação. Após esse procedimento e tendo sido aprovado o seu cadastro, você recebe o seu cartão em sua casa.

À partir do momento do recebimento você tem de 2 a 6 meses para utilizar o limite do cartão. Durante esse período é fundamental que o consumidor efetue todas as compras necessárias para sua reforma. Ainda, vale destacar que só é permitido adquirir itens em lojas conveniadas com a Caixa.

Em relação aos meses de compra e pagamento, o cartão ConstruCard deve seguir alguns pontos específicos. Se você optar por fazer suas compras em 2 meses, a primeira parcela de cobrança virá no terceiro mês. Caso você opte por fazer suas compras em 6 meses, a primeira parcela virá no sétimo mês.

Estas opções te serão dadas no momento da solicitação do cartão, sendo assim, analise previamente qual é a melhor opção e como você planejou suas finanças para três e seis meses.

O que é possível comprar com o cartão Construcard?

O crédito do cartão ConstruCard deve ser utilizado para comprar materiais de construção, seja materiais brutos ou de acabamento. No entanto, é essencial que essas aquisições estejam intimamente ligadas aos procedimentos de reforma e construção.

Materiais como telhas, tijolos, pisos, cimento, cal, revestimentos em geral são alguns dos materiais que podem ser comprados. É importante saber quais são as lojas conveniadas em que o cartão pode ser utilizado. Nessa altura você já deve ter percebido que o Construcard é como se fosse um empréstimo pessoal com cartão.

Quem pode solicitar o cartão de crédito ConstruCard?

Para fazer a solicitação do cartão ConstruCard, o cliente precisa ser uma pessoa física, ter uma conta na Caixa, e ser maior de 18 anos ou emancipado. O segundo passo é ser aprovado nas avaliações cadastrais e também nas avaliações de risco de crédito junto aos bancos de dados do SPC/SERASA/SCPC.

Para solicitar o cartão ConstruCard não é preciso ser o proprietário do imóvel, este pode ser alugado. O cliente também deve ser uma conta corrente na Caixa Econômica Federal.

O valor adquirido vai variar de acordo com as possibilidades do solicitante, sendo que o valor mínimo é de 1 mil reais. É por meio da análise de cadastro que esse valor será disponibilizado.

Como pedir o Cartão ConstruCard?

Para fazer a solicitação do cartão é bem simples, basta ir até uma agência da Caixa Econômica Federal com os documentos em mãos e fazer a solicitação. Após o cadastro, será feita a análise dos dados informados e também das condições financeiras do solicitante.

Essa análise cadastral e junto aos bancos de crédito servem para estipular o valor que pode ser passado para o solicitante, assim como o número de parcelas e até mesmo o valor dos juros dessas parcelas.

Documentos necessários para solicitação

  • Cópia de documento de identificação com foto
  • CPF — Cadastro de Pessoas Físicas
  • Cópia do comprovante de endereço atualizado
  • Cópia da certidão de casamento (para casados) e nascimento (para solteiros)
  • Cópia de um comprovante de renda de no máximo 90 dias
  • Cópia da carteira de trabalho
  • Cópia de IPTU do imóvel que será reformado
  • Cópia da declaração do Imposto de Renda
  • Comprovante de movimentação bancária dos últimos 90 dias
  • Cópia do documento veicular, de imóvel residencial, comercial ou terreno se houver

Conheça as vantagens do cartão do Construcard

Valor direcionado à construção e reforma

Cartões de crédito costumam representar uma facilidade na vida de muita gente, afinal, trata-se de um cartão com o qual você pode fazer compras e pagar um mês depois.

O problema é que existem muitas coisas importantes a serem adquiridas e nem sempre o limite dá conta de todas elas. Nesse sentido, o cartão ConstruCard apresenta uma vantagem, ou seja, ele só pode ser gasto em mercadorias relativas ao assunto em questão, ou seja, a construção.

Parcelas fixas para pagamento no cartão

As parcelas do cartão de crédito são fixas e não apresentam grande aumento de juros se você pagar no vencimento correto. No caso específico do cartão ConstruCard, você pode começar a pagar em 2 ou 6 meses, dependendo da opção escolhida.

As taxas de juros serão acordadas quando da feitura do cadastro e, desta forma, você pode se preparar para os gastos previstos. Contudo, é importante fazer com que as parcelas caibam confortavelmente no seu salário.

Leia também esses assunto sobre cartões:
Conheça todos os cartões de crédito sem anuidade disponíveis
Como comparar cartões de crédito de um jeito muito simples
Escolha seu cartão de crédito sem consulta entre 12 opções

Conheça as desvantagens do cartão do Construcard

É muito importante que a sua situação financeira esteja propícia a um empréstimo, afinal, são parcelas que podem durar muitos meses e até mesmo anos. Desta forma, é essencial que você esteja preparado para incluí-las em seu orçamento.

Portanto, o pagamento do ConstruCard costuma ser debitado diretamente do holerite, desta forma, ele funciona como um empréstimo consignado, ou seja, os valores das faturas são debitados no dia do vencimento estipulado.

Todo empréstimo deve ser sempre bem analisado e feito no momento certo. Planeje, coloque seus gastos na ponta da caneta e pense bastante sobre a quantidade de parcelas e o valor adequado ao seu salário.

Dessa forma, não deixe de fazer uma lista dos materiais necessários para que não haja compras indevidas. Nosso conteúdo foi capaz de esclarecer as suas dúvidas? Caso precise de novas informações, entre em contato conosco e envie sua mensagem.

Cartão ConstruCard: tire as suas dúvidas
Média 4.729 votos

No GranaSmart, aderimos aos rigorosos padrões de integridade editorial para ajudá-los a tomar decisões com segurança. Alguns dos produtos que apresentamos são de nossos parceiros. Entenda como ganhamos dinheiro.

Dê a sua opinião!

1 0