GranaSmart » Cartão de Crédito » Criar negócio ou abrir empresa usando cartão

Criar negócio ou abrir empresa usando cartão de crédito?

Saiba como é possível iniciar uma empresa ou abri negócio prospero usando apenas cartões de crédito? Muitos empreendedores fizeram ou estão fazendo isto. Descubra como!

Criar negócio ou abrir empresa usando cartão de crédito?

Abrir empresa usando cartão? Existem muitas rotas convencionais e alternativas para financiar seu negócio, mas quase todas elas trazem importantes vantagens e desvantagens…

“Um dos maiores obstáculos para criar um negócio, iniciar ou abrir uma empresa está em gerar o capital inicial suficiente para fazer todos os investimentos necessários para começar a funcionar e também preparar terreno para esperar o crescimento.” 

Mesmo se você tenha uma idéia fantástica, com um roteiro bem feito para acertar na receita do crescimento, se você não tiver dinheiro para dar esse impulso, bau bau!

Abrir empresa ou negócio usando cartão de crédito?

Sem dinheiro próprio ou emprestado, sem financiamento comercial, sem empréstimos alternativos para negócios, talvez você nunca traga seu negócio à vida. Então, as perguntas reais que tivemos de vários leitores aqui no Grana Smart é: “É possível criar um negócio usando cartão de crédito?”

Existem muitas rotas convencionais e alternativas para financiar seu negócio, mas quase todas elas trazem importantes desvantagens:

Empréstimo comercial. Ter que pedir um empréstimo para pequenas empresas ou empréstimo pessoal para iniciar um negócio é um dos métodos mais comuns entre empreendedores, devido à sua disponibilidade e simplicidade para ser solicitado.

No entanto, estar preso em uma taxa de juros alta pode ser estressante, e nem todos têm o potencial de ser aprovado por um credor privado.

Investimento Anjo. O investimento anjo confia em encontrar um investidor rico ou muito rico que esteja disposto em possuir uma participação da sua empresa em troca de dinheiro.

Um Investidor Anjo geralmente é suficientemente apto em dar-lhe o dinheiro necessário para começar as coisas, por outro lado, você perderá uma parte da sua participação na sua empresa, ou seja, terá um sócio – portanto, perderá parte do seu poder de decisão.

Capital de risco (Venture Capital). Os investidores de risco ou capitalistas de risco funcionam da forma semelhante aos anjos. Você consegue obter uma injeção de dinheiro maciça, mas perde parte do controle da empresa ou organização comercial.

Além disso, você precisará percorrer todos os caminhos para lançar seu negócio, estabilizar e esperar ser um dos candidatos escolhidos em uma seleção.

Crowdfunding. Essa é mais uma modalidade de financiamento para empresas. É uma opção que não requer a perda de sua autonomia, no entanto, a busca por financiamento crowdfunding está longe de ser uma garantia de sucesso, e você ainda precisará de alguma forma para compensar parcialmente seus investidores e patrocinadores.

Então, e se você puder assumir todos os custos de negócios com dinheiro próprio e através do seu meios particulares ou até mesmo com amigos e familiares – perfeito, senão, use os cartões de crédito para cobrir a diferença entre suas próprias economias e as despesas reais de começar.

Os custos de iniciar ou criar um negócio próprio

Vamos começar examinando os custos de iniciar uma pequena empresa. O custo médio de uma inicialização é de R$ 50 a R$100 mil reais, mas esse valor varia de forma descontrolada, com base em muitos dos seguintes custos:

  • Você vai precisar de algum lugar para alojar a loja, seja um local de varejo formal ou um prédio de escritórios para acomodar seus produtos e funcionários seus. É preciso contar também com várias centenas ou milhares de reais com o aluguel (a menos que você inicie uma empresa em sua própria casa).
  • Variando de um laptop pessoal para equipamentos de fabricação completos, os custos para iniciar um negócio variam enormemente.
  • Abertura da empresas, licenciamento e taxas. O licenciamento, abertura, impostos e Contador geralmente custam muitos reais, mas podem custar mais para certas tipos de segmentos.
  • Trabalhar sozinho pode ser barato, mas se você tiver alguém na folha de pagamento, você precisará considerar esses custos.
  • Marketing e publicidade. Embora alguns mecanismos para utilizar técnicas com os melhores meios para marketing sejam gratuitos, você ainda deve ter um orçamento dedicado para marketing e publicidade local ou nacional. Comece com pouco dinheiro e vai aumentando conforme o interesse crescer.
  • Iniciando estoque e matéria prima. Se você estiver vendendo produtos físicos, você deve ter algum estoque para começar. Estabelecer a quantidade de produtos certamente vai demandar muitos reais, senão, centenas a vários milhares de dólares.
  • Não se esqueça dos primeiros meses de custos com serviços públicos, incluindo água, eletricidade e até Internet.
  • É quase impossível iniciar um negócio sem pelo menos algumas horas de consultoria com contadores, advogados e outros profissionais para ajustar o seu negócio as leis e normas.
  • Hipoteticamente, você deve ser capaz de reduzir esses custos coletivos o suficiente para caber diretamente nos limites do seu cartão de crédito, assumindo pelo menos alguns milhares de reais por cartão de crédito apesar de ser arriscado.

Tipos de cartões de crédito disponíveis no Brasil

Também precisamos considerar os tipos de cartões de crédito disponíveis.

Existem diferentes cartões de crédito baseados em alguns fatores:

  • Tipos de Emissores.
  • Sua pontuação de crédito no Serasa e SPC.
  • Se você está solicitando-os em seu próprio nome ou em nome de uma empresa.
  • O tipo de recompensas e benefícios que eles oferecem.
  • Suas características e limites liberados.

A sua escolha do cartão de crédito pode fazer uma grande diferença em termos de quanto será o seu limite, quais tipos de coisas você pode pagar, comprar e quais prazos você será responsável para reembolsar.

Antes de se aventurar, você deve fazer uma revisão completa dos melhores cartões de crédito disponíveis e decidir quais são os melhores para você usar com a sua empresa.

iniciar um negócio ou empresa usando cartões de crédito

As vantagens de iniciar um negócio usando cartões de crédito

Então, quais são as vantagens de seguir um modelo usando um cartão de crédito para iniciar um empresa ou negócio?

  • Velocidade e simplicidade. Uma das maiores vantagens dos cartões de crédito é a rapidez com que funcionam, do início ao fim. Se a sua pontuação de crédito estiver relativamente acima da média, ou seja, boa, você pode obter aprovação em cartões de crédito imediatamente ou no prazo de alguns dias a algumas semanas. Você terá pelo menos alguns milhares de reais livres para poder gastar ao usá-los para começar a construir seu próprio negócio. As transações geralmente não precisam passar por um processo de verificação e aprovação. Você terá o que precisa quase que imediatamente e poderá parcelar as despesas com achar conveniente.
  • Os cartões de crédito também são extremamente flexíveis, capazes de serem usados ​​para quase qualquer compra que você possa imaginar. Todas as suas compras são mantidas em um único registro, para que você possa manter as finanças da sua empresa organizadas e, se você precisar mudar as coisas (trocando para um cartão com uma taxa de juros mais baixa ou com um limite maior), você pode. Existem dezenas de diferentes fornecedores de cartões de crédito e opções de cartões praticamente ilimitadas. Portanto, não deve demorar muito para encontrar um cartão perfeito para sua empresa.
  • Falando de ajustes perfeitos, os cartões de crédito são altamente alcançáveis. Além disso, o processo para encontrar um investidor anjo ou um capitalista de risco que esteja interessado em seu projeto pode ser longo e complexo. Obter um empréstimo para empresa também tem obstáculos significativos que nem todos podem superar. Com os cartões de crédito, mesmo as pessoas tenham restrições ou baixa pontuação, podem ser aprovadas nos cartões de crédito sem consulta com relativa facilidade, assumindo claro que você está disposto a fazer alguns sacrifícios (como ter uma taxa de juros mais elevada).
  • Os cartões de crédito também oferecem maior autonomia. Poucos cartões de crédito têm limites específicos sobre o que você pode comprar, em vez disso, eles têm limites gerais para o valor em reais que você pode adquirir. Ao usar um cartão de crédito, você não precisa passar por qualquer tipo de analise de crédito. Isso significa que você tem o controle em todos os momentos.

As desvantagens de abrir empresa e iniciar negócio usando cartões de crédito

Claro, existem algumas desvantagens a considerar também ao usar um cartão para abrir um empresa:

  • Responsabilidade pessoal. Você normalmente não pode obter um cartão de crédito comercial se sua empresa não for estabelecida. Pode ser mais fácil usar cartões de crédito pessoais ou tocar seu crédito pessoal para obter uma linha de crédito. Isso significa que se a sua empresa não tiver sucesso, ou se você não estiver gerando receita suficiente, você pode ser responsabilizado pessoalmente por tudo que você comprou e ficou devendo. Se você não tem um fundo de emergência, isso pode devastar sua vida financeira.
  • Taxa de juros dos cartões. Os cartões de crédito também vêm com taxas de juros muito mais altas, as vezes maiores do que um empréstimo comercial ou outras linhas de financiamento e concessão de dinheiro emprestado. Embora as taxas variem, e você possa negociar taxas mais baixas, você pode esperar pagar a taxa média de 10% a 15%, o que é especialmente cara se você planeja pagar milhares de reais com móveis, utensílios e equipamentos que não poderão ser pagos por longos meses ou anos.
  • Sua pontuação de crédito. Você pode prejudicar seu nome e sua pontuação de crédito. Isso acontece principalmente se você não tiver os recursos para saldar a tempo. E tornará o gerenciamento das suas finanças pessoais ainda mais difícil (e você enfrentar todos os desafios que geralmente um novo empresário enfrenta). Se você não for capaz de pagar seus cartões de crédito no vencimento, ou se você deixar atrasar os pagamentos, além de multiplicar a dívida, ainda terá o CPF inscrito no Serasa, SPC e SCPC Boa Vista.
  • Parcelamento a longo prazo. Os cartões de crédito não têm muito espaço para o crescimento da sua empresa ou negócio a longo prazo. Você não pode continuar assumindo mais e mais cartões de crédito quando precisar comprar mais produtos, matéria prima ou itens. Nem assumir mais quando as demandas do seu negócio começam a expandir além do normal. Você com certeza precisará de algum outro sistema financeiro para acomodar esse crescimento. Vale mencionar que os pagamentos de juros deverão comer uma parcela muito grande de sua receita mensal. Por esse motivo, geralmente é melhor ter uma solução viável a longo prazo desde o início do negócio. Isso é, a menos que você planeje usar cartões de crédito apenas como uma medida temporária.

É possível usar cartão de crédito para iniciar um empresa?

Então, é possível iniciar uma empresa ou criar um negócio usando apenas cartões de crédito? A resposta técnica é sim, e muitos empreendedores o fizeram ou estão tentando fazer isto.

Usar um cartão ou mais de um para começar uma empresa não significa que irá aumentar a dívida pessoal descontroladamente ou se forma de financiamento é a escolha certa para você.

Contudo, os cartões de crédito como modo principal de financiamento são as melhores alternativas para pessoas que não gostam de outras opções de financiamento.

Em geral, pequenos empresários que estão dispostos a assumir um risco pessoal significativo, usam o cartão de crédito como meio de financiamento para avançar os negócios de suas empresas.

Para pessoas que estão abrindo startups de baixo custo que desejam fazer as coisas o mais rápido possível.

Para todos os outros empresários que não possuem dinheiro suficiente para abrir e iniciar seus negócios, os cartões de crédito são a melhor opção de emergência para complementar seus gastos inicias e financiamentos.

No GranaSmart, aderimos aos rigorosos padrões de integridade editorial para ajudá-los a tomar decisões com segurança. Alguns dos produtos que apresentamos são de nossos parceiros. Entenda como ganhamos dinheiro.

Dê a sua opinião!

1 0