GranaSmart » Cartão de Crédito » Como obter seu primeiro cartão de crédito

Como obter seu primeiro cartão de crédito

Como você pode se qualificar para conseguir o seu primeiro cartão de crédito MasterCard ou Visa sem estresse ou burocracia? Confira as dicas e informações indispensáveis...

Como obter seu primeiro cartão de crédito

Muitas empresas oferecem ofertas para pedir o primeiro cartão de crédito, são muitas variadas e modalidades, desde cartões pré-pagos, cartões de crédito com restrição aos cartões sem consulta do CPF…

“Conseguir o primeiro cartão de crédito! Se você acabou de se formar no ensino médio, está entrando na faculdade ou está em algum outro momento da idade jovem adulta, é provável que já tenha considerado obter um cartão de crédito.”

Para jovens e porque não dizer, para adultos, pode ser uma ótima ferramenta na construção de crédito , mas também representa uma grande responsabilidade financeira manejar dinheiro que você não tem, que é o caso do cartão.

Como você pode se qualificar para o seu primeiro cartão de crédito?

Na verdade, existem algumas maneiras de conseguir um primeiro cartão de crédito, até mesmo para quem tem restrição no SPC e Serasa e está com o nome sujo. Afinal, todo mundo tem que começar de algum lugar, certo?

Continue lendo para descobrir tudo o que você precisa saber sobre a aprovação do seu primeiro cartão de crédito – além de algumas dicas sobre como usá-lo com responsabilidade para transformá-lo em um excelente ferramenta financeira.

Como faço para ter meu primeiro cartão de crédito

Se você nunca teve um cartão para crédito ou um pegou um empréstimo pessoal em seu nome, provavelmente não tem nenhum histórico junto aos credores e instituições bancárias e de crédito.

É fato que realmente pode levar alguns anos para criar um bom histórico de crédito que seja realmente robusto para obter uma pontuação (score de crédito) mais alta e se beneficiar de juros e melhores condições.

Como um cartão de crédito pode ajudar você a atingir objetivos?

Ter um histórico de pagamento (Cadastro Positivo) é um dos fatores mais fortes na determinação da sua pontuação de crédito, comece por se cadastrar – é gratuito.

Ter um bom score e nome limpo na praça, além do histórico ajuda você a se qualificar para as melhores taxas de juros de juros e prazos mais flexíveis.

Quando precisar de outro tipo de crédito pessoal ou financiamento, ex: um empréstimo bancário, um refinanciamento de carro, um novo empréstimo pré-aprovado (empréstimo automático), ou até mesmo uma hipoteca – o score vai ajudar muito.

Depois de começar a pagar sua fatura do cartão de crédito no vencimento a cada mês, você começará a receber entradas positivas em seu relatório de crédito. Com o tempo, isso vai se somando e aumentando seu score.

Agora é importante observar que, contanto que você pague seu saldo mínimo devido a cada mês até a data de vencimento, ele conta como um pagamento no prazo.

Mas aqui está o truque que não pode esquecer jamais.

No cartão de crédito, ou paga o saldo inteiro ou deixa uma parte em débito, e qualquer valor que você não paga no vencimento começa automaticamente acumular juros. Assim, no mês seguinte, seu saldo será maior, mesmo que você não faça novas compras ou despesas no seu cartão de crédito.

Usando seu cartão de crédito com responsabilidade

Como a dívida acumulada do seu cartão de crédito pode disparar rapidamente se você continuar usando seu cartão sem pagar tudo, é importante não usá-lo se você não pode pagar a fatura integralmente. Ou, é bom ter uma reserva financeira para uma emergência.

Antes de sair gastando no cartão de crédito, verifique se você tem renda ou saldo em dinheiro suficiente para pagar a fatura que vai chegar no futuro com as cobranças.

Se você está apenas querendo pedir o seu primeiro cartão de crédito como forma de construir o seu crédito, então tudo que você tem a fazer é usá-lo para pagar uma conta ou duas por mês.

Você pode definir sua fatura de cartão de crédito para ser paga automaticamente por meio de sua conta corrente ou criar um lembrete mensal. Dessa forma, você pode aproveitar os pagamentos no prazo ou parcelados.

Lembre-se, até mesmo um pagamento atrasado pode causar uma grande queda na sua pontuação de crédito.

Crie um plano que permita que seu cartão de crédito funcione para você e não contra você.

primeiro cartão de crédito

Como você contrata um cartão de crédito pela primeira vez?

Normalmente, há duas maneiras de obter aprovação para seu primeiro cartão de crédito, especialmente se você tiver menos de 21 anos de idade. Veja se algum desses dois métodos é uma possibilidade que se encaixa ao seu momento de forma mais fácil.

1. Ter um renda comprovada e verificável

Um dos maiores fatores que as empresas de cartão de crédito procuram é a renda comprovada porque mostra que você tem os meios financeiros para pagar seu saldo mínimo a cada mês.

Infelizmente, o salário de seus pais não conta, então se você não tem uma renda que seja recebida a cada mês, isso não ajuda você a conseguir um cartão.

Basicamente, você precisa ter algum tipo de trabalho, seja a tempo parcial ou a tempo integral. Você também pode apresentar seu Imposto de Renda ou extratos bancários. Alguns recebimentos podem ser considerado renda.

Quando se trata de relatar renda comprovada ou verificável, você precisa de algum tipo de documentação, seja declarações fiscais ou recibos de pagamento em seu nome. Você pode não ser solicitado a fornecê-las, mas você precisará delas na mão, caso elas sejam realmente solicitadas pelas empresas ou administradoras de cartões.

2. Ter um fiador ou avalista

Se você não tem uma fonte de renda declarada ou simplesmente quer ter uma linha de crédito um pouco maior, considere usar um fiador ou avalista, calma, não tem nenhum rolo nesse negócio, é simplesmente um titular para o seu pedido de cartão de crédito.

Esse titular pode ser um membro da família (pai, mãe, irmão etc.,) ou até mesmo um amigo próximo que tenha um histórico de crédito estabelecido e esteja disposto a dar um cartão de crédito adicional com você.

Contudo, não podemos deixar de escrever algumas palavras de advertência para você antes e pedir para seus pais ou irmãos mais velhos para que eles sejam seus fiadores dando-lhes um cartão de crédito adicional. Saiba que qualquer atividade irregular no cartão vai afetar o CPF e o nome de quem responde financeiramente e civilmente pelo seu cartão.

Se você ficar devendo dinheiro no cartão, a dívida será listada nos relatórios de devedores do SPC, Serasa e Boa Vista, assim como os pagamentos atrasados..

Qual é o cartão de crédito mais fácil de obter primeiro?

Muitas empresas de cartões de crédito têm lançado cartões das mais variadas modalidades, desde cartões pré-pagos, aos cartões de crédito para negativado ou restrição aos cartões sem consulta do CPF. Enfim, o que não falta são tipos de cartões para escolher.

Só não se esqueça de comparar quais as suas melhores opções, porque existem muitas ofertas especiais de cartões que frequentemente possuem taxas ocultas e tarifas muito altas, além das taxas de juros ou taxas de anuidades.

Uma dica prática é verificar com seu banco caso você já tem uma conta bancária comum, conta corrente digital ou conta poupança.

Às vezes, o relacionamento existente entre você e a instituição pode facilitar a obtenção do seu primeiro cartão com um aprovação sem burocracia. Aqui estão algumas outras opções a considerar ao procurar seu primeiro cartão de crédito.

Peça seu primeiro cartão de crédito de loja

Atualmente qualquer grande cadeia de lojas oferece diversos tipos de cartões de crédito, seja uma loja de departamento ou lojas de varejo especializadas ex: Casas Bahia, Riachuelo, C&A, Lojas Marisa etc., eles geralmente são mais fáceis de obter aprovação porque começam com limites de crédito mais baixos.

Normalmente, você pode até fazer a solicitação diretamente no caixa da loja ou no setor de cartões que praticamente todas elas possuem. Mas, assim como qualquer produto ou serviço financeiro, cartões de lojas de varejo vêm com algumas limitações.

Só não se esqueça no entanto, que se você não usar seu cartão de varejo como seu passe para fazer compras ou para acessar algum tipo de bônus de recompensa, se tiver anuidade, você precisará pagar o saldo a cada mês, caso contrário, você provavelmente estará pagando juros pelos atrasos, ainda que sejam valores pequenos.

Conclusão

Quando você começar a solicitar cartões de crédito, e ser negado. É provável que isso aconteça se você não tiver nenhum histórico de crédito. Mas seja estratégico com suas solicitações. Comece pedindo cartões de porte menor como os cartões da Nubank, Next, Cartão Inter, Cartão Original entre outros.

Faça sua própria pesquisa para encontrar o melhor tipo de cartão para o atual perfil de cliente.

Usando essas poucas dicas, você pode começar a construir seu histórico financeiro com seu primeiro cartão de crédito.

Mas, vá em frente e use-o com responsabilidade!

Como obter seu primeiro cartão de crédito
Média 4.815 voto[s]

No GranaSmart, aderimos aos rigorosos padrões de integridade editorial para ajudá-los a tomar decisões com segurança. Alguns dos produtos que apresentamos são de nossos parceiros. Entenda como ganhamos dinheiro.

Dê a sua opinião!

1 0