GranaSmart » Cartão de Crédito » 10 razões para pedir cartão de crédito

10 razões para pedir cartão de crédito

Ao pedir cartão de crédito entenda como explorar as diferentes vantagens entre eles e algumas das diferentes maneiras que poder usá-los de forma inteligente e eficiente...

10 razões para pedir cartão de crédito

Quando pedir cartão de crédito e ser aprovado, entenda que ele mexe com suas finanças aumentando ou diminuindo a base de responsabilidade que o portador gerencia seus gastos.

“Quer saber as 10 razões mais importantes para pedir cartão de crédito e de quebra saber por que eles são bons companheiros na hora do apuro e de emergências relacionadas a dinheiro!”

É, sério, eu acho que quase todas as pessoas deveriam ter pelo menos um cartão de crédito. Existe dezenas de motivos e benefícios que podem ser úteis, entre ele:

  • Ajudar no pagamento de compras e despesas mensais
  • Construir crédito e aumento do score
  • Para saque em dinheiro em emergências
  • Para se proteger contra roubo ou extravio de dinheiro
  • E também, mais uma série de outros benefícios e vantagens

Leia também:
10 opções de cartão de crédito sem consulta
Mais de 15 cartões de crédito sem anuidade
Onde comparar cartões de crédito jeito simples
Quantos cartões Visa ou Mastercard deve ter?
Cartão com nome sujo como solicitar?

Contudo, sei que nem todos concordam comigo e muitas pessoas pensam que os cartões de crédito são ruins e só causam destruição e aumentam a dívidas dos seus portadores.

Pedir cartão – como, quando, onde?

Quando você está lidando com cartões de crédito, existem várias informações diferentes que você precisa saber.

É importante entender todas as vantagens e desvantagens ao lidar com suas finanças e orçamentos relacionados com seu salário e renda. Basta lembrar que suas finanças é uma das áreas mais sensíveis e importantes da sua vida.

Nas finanças, o ideal é que se tire o máximo proveito dela em todos os sentidos.

Como bom usuário de cartão, tiro proveito de todos os benefícios que eles podem me proporcionar, uso tão bem, que não me vejo em nenhum momento se fazer uso de um ou mais cartões que possuo.

Os cartões de crédito são maus?

Como eu disse, em um dos parágrafos acima, muitas pessoas acreditam que os cartões de crédito são ruins e que ninguém em sã consciência deveria usá-los.

Mas porque?

Em geral, quem teve ou tem problemas com dívidas ou superendividamento normalmente tem o pé atrás com o uso de cartão, seja ele qual for. Mas mesmo que você não goste de cartões de crédito, eu acho que tendo uma boa educação financeira, não há problemas.

Nem todos os cidadãos que estão endividados, estão por causa do uso descontrolado dessa modalidade de crédito, e, vale mencionar que é possível:

  • Ganhar dinheiro com cartões
  • Pegar dinheiro de volta
  • Obter bônus especiais
  • Usar benefícios com gastos
  • Fazer viagens de graça
  • Ter descontos exclusivos e muitos outros benefícios usando cartões de crédito

Neste artigo vamos explorar as diferentes vantagens dos cartões de crédito e algumas das diferentes maneiras que você pode usá-los.

Tentaremos responder algumas perguntas que estão pairando no ar, também daremos algumas dicas sobre o mundo maravilhoso do plástico mais usado do mundo – os cartões.

Eu sei que as pessoas são diferentes, pensam distintamente e vivem de modo exclusivos, isso significa que nem todo mundo precisa de um cartão de crédito, mas este tipo de pessoa é minoria.

Os cartões de crédito são bons?

Se você ler o primeiro parágrafo deste post, você sabe a minha opinião sincera sobre ter cartões de crédito. Longe de ser ruins, os cartões de crédito podem ser um grande trunfo, seja para organizar as economias, para criar crédito ou juntar recompensas.

Mas, não podemos nos enganar, há momentos que realmente pedir cartão de crédito, ter ele aprovado e usá-lo pode ser muito prejudicial para suas finanças, seu salário, economias e sua vida.

Leia tudo para conhecer o lado bom, ruim e feio dos cartões de crédito.

Qual a melhor forma de usar os cartões de crédito

1. Construir histórico de crédito: Fazer pequenas compras com cartões e pagá-las em dia, sem atrasos, é uma ótima maneira de estabelecer histórico e pontuação de crédito.

Sem pontuação de crédito ou sem ter histórico de crédito, pode ser difícil conseguir empréstimos pessoais, como ex:

  • Empréstimo pessoal bancário
  • Empréstimo para estudantes Financiamento de casa e veículos
  • Financiar com hipotecas ou home equity
  • Conseguir alguns tipos de empregos

* Se você for capaz de garantir um empréstimo pessoal sem consulta, a taxa de juros pode ser maior que em modalidades bancárias.

Ter um bom histórico de crédito, pode ajudar a poupar milhares de reais em praticamente todos os tipos de empréstimos que existem.

Por exemplo, quando você solicita um empréstimo para compra de imóvel, a diferença entre um candidato com boa pontuação e histórico de crédito impecável versus um candidato com nome sujo, negativado ou tem um histórico ruim, pode ser de milhares de reais no saldo devedor.

Manter um cartão de crédito e fazer pagamentos da fatura em dia, é uma das maneiras mais fáceis pode construir histórico de crédito.

2. Fonte de recursos em dinheiro e crédito para eventual emergência: Eu quero dizer usar para uma emergência real. Ter um fundo de emergência real é sempre importante — porque? Nem todo mundo tem R$ 1000 em dinheiro para comprar passagens aéreas urgentes, fazer o conserto de carro, lidar com um acidente repentino, etc.

E, na minha opinião, pagar 12% de juros é muito melhor do que pagar por um empréstimo com agiota, ou fazer um empréstimo na Crefisa. Alguns empréstimos pessoais para negativados podem aplicar juros perto dos 2500%, se contratados por um ano (12 meses).

Como mencionamos, ter seu fundo de emergência em dinheiro em uma conta de poupança é uma ideia muito melhor, mas se você não tem essa disponibilidade, ter um cartão de crédito pode ser uma das melhores maneiras de pagar contas e despesas inesperadas. 

Seu cartão de crédito poderá suprir a necessidade de dinheiro que à sua família precisa.

Mais um detalhe importante, os cartões possuem a proteção contra fraude para compras indevidas débito, mas o portador deve notificar o quanto antes a instituição financeira administradora do cartão.

4. Cobranças indevidas ou contestadas: Quando você abre uma disputa com relação a uma cobrança no seu cartão de crédito, a maioria das empresas de cartão de crédito retira a cobrança da fatura até que a disputa seja resolvida.

Com isso, o dinheiro cobrado poderá ser reembolsado sem muita dificuldade, principalmente com empresas de má fé usam meios inapropriados ou fazem ofertas enganosas.

5. Recompensas no cartão: Muitos cartões de crédito oferecem recompensas incluindo: (cash back) dinheiro de voltamilhas aéreas (smiles), descontos em lojas e comércio, descontos em produtos e serviços e muitos outros.

A maioria dessas recompensas e benefícios especiais são criadas para fazer com que as pessoas se interessem em usar os cartões ou gastar mais do que poderiam gastar, mas, se usadas com inteligência e corretamente, os pontos com recompensa podem gerar muito dinheiro economizado.

Alguns cartões de crédito oferecem um bônus ou isenção na taxa anual, são conhecidos como cartões sem anuidade, esse benefício pode gerar centenas de dólares poupados durante um ano.

6. Conveniência e praticidade: Não gosta de carregar quantias de dinheiro na carteira? Um cartão de crédito Visa ou Mastercard é a solução! Se você perder, se o cartão for roubado, basta bloquear e pedir o cancelamento.

Cartões de crédito são pequenos, práticos, convenientes e têm a melhor proteção ao consumidor que existe.

Eles também são eficazes para fazer compras de produtos, pagar serviços online ou financiar a compra de grandes itens em reais, em dólares ou qualquer outra moeda local.

Outra conveniência do cartão é em viagens. Dependendo do tipo e categoria do seu cartão nem precisa comprar ou trocar moedas (dinheiro local). Alguns cartões de crédito oferecem taxas especiais para transação com moedas estrangeiras.

7. Locação e Aluguel de carros: Algumas agências de locação de carros não permitem que você alugue um veículo se você não tiver um cartão de crédito para colocar como garantia de pagamento.

Tem até locadoras e agência podem permitir aluguel um carros com cartão de débito, mas eles podem prender uma quantia substancial de dinheiro do seu limite de crédito até devolver o carro na data combinada.

Nesta situação, você não poderá usar esses recurso da conta durante o período que estiver locando o veículo. Vale mencionar que existem cartões de crédito que fornecem seguro de responsabilidade adicional quando você aluga um carro, além do seguro viagem.

8. Garantias estendidas: Muitas empresas de cartão de crédito fornecem garantias estendidas sobre itens e produtos que você compra no comércio. Há casos, que as garantias do fabricante são duplicadas.

Este benefício pode ser um excelente recurso!

9. Empréstimo de curto prazo: Os cartões de crédito geralmente têm um período de carência com custo zero de juros até o pagamento devido da fatura mensal. Esse empréstimo com juro zero chegar 6/7 semanas, o que permite comprar agora e pagar somente daqui a 45 dias.

Para compras de valores expressivos, pagar parcelado é uma forma de financiamento sem juros. Enquanto o tempo passa, você pode ganhar dinheiro investindo ou poupando o valor que seria gasto, se fosse pago a dinheiro.

10. Ferramentas de controle financeiro: A maioria das empresas e administradoras de cartão de crédito fornecem registros detalhados de transações que podem ser facilmente baixados para ferramentas de controle gratuitas de finanças para gerenciamento de contas e despesas.

Isso torna o controle do orçamento doméstico muito mais fácil de rastrear e criar um plano. 😉

O lado mau dos cartões de crédito

1. Tentação para comprar e gastar: Com um cartão para crédito, é muito mais fácil cair na armadilha de gastar compulsivamente, ou seja, mais do que você pode pagar. Não importa se você não tem dinheiro no banco, uma passada na maquininha, e o cartão vai comprar o que você quiser.

Nunca se esqueça, compras com cartão precisam ser pagas todos os meses ao credor.

Os cartões de crédito certamente mexe com suas finanças, elas aumentarão ou diminuirão com base na responsabilidade com que o portador gerencia seus gastos.

Para não perder o rumo, fazer um orçamento e manter o autocontrole são fundamentais para colher os benefícios que os cartões de crédito proporcionam, caso contrário, as conseqüências são desastrosas.

2. Possuir muitos cartões de crédito: Nos dias atuais, os cartões de crédito estão cada vez mais fáceis de obter, com o avanço das fintechs de crédito, das contas digitais e cartões sem consulta, qualquer pessoa, mesmo com restrição consegue crédito a qualquer momento.

Quanto mais cartões de crédito uma pessoa possuir, mais estará suscetível a contrair mais dívidas e, com o tempo será incapaz de reembolsar os valores devidos, ou seja, se tornará inadimplente.

Para evitar ser mais um com problemas com cartões de crédito, evite solicitar mais do que 2 ou 3 cartões. Evite principalmente a solicitação de cartões de lojas que normalmente possuem taxas de juros altíssimos.

3. Danos ao crédito e histórico: Se você abusar do seu cartão de crédito, gastar além de seus recursos e deixar de efetuar os pagamentos pontualmente, com certeza ele destruirá sua reputação, pontuação de crédito e seu nome será negativado no Serasa/SCP/Boa Vista.

Lembre-se de que sua pontuação e score de crédito alto ou baixo é determinada por sua capacidade de fazer pagamentos com responsabilidade em várias linhas de crédito ao longo do tempo.

Toda conta que você deixar de pagar é prejudicial à sua pontuação. Gaste com sabedoria! Use seu cartão para te ajudar e não para te prejudicar!

4. Taxa de Juros, tarifas e multas: Mais uma vez, a responsabilidade é essencial para quem quer andar com um cartão no bolso. Se você fizer constantemente os pagamentos das faturas atrasados ou se afundar em dívidas após dívidas com o cartão, isso vai criar um acúmulo de dívidas cada vez maior.

A dica é automatizar os pagamentos e sempre gastar dentro do seu orçamento. Essas são excelentes maneiras de garantir que você pague a fatura sem atraso no dia do vencimento.

Se você está tentando sair da dívida do seu cartão de crédito porque não consegue liquidar o saldo, ou porque os juros estão muito altos, considere fazer um empréstimo para consolidar a dívida com juros mais baratos

Faturas de cartões de crédito devem ser pagar todo mês

Para aproveitar ao máximo os benefícios que listamos acima e evitar os males causados por mal uso dos cartões, o titular de cartão precisa pagar todo o saldo das faturas integralmente todos os meses.

Lembrete: “Quando usados ​​corretamente, os cartões de crédito podem ser uma ferramenta muito útil para a vida de alguém.”

No entanto, quando eles não são usados ​​corretamente, os cartões podem ser muito ruins! Verdadeiros destruidores de finanças e reputação.

Agora.. se você não acredita que os cartões possuem tantos benefícios para convencê-lo a usá-los, quanto os cartões de crédito, tente os cartões de débito, eles são ótimos para realização de transações financeiras com pagamento à vista.

Conclusão

As 10 razões para pedir cartão de crédito listadas acima são benéficas para quem quer adquirí-los e usar corretamente, e claro, não deixar saldo de fatura para trás.

O ideal é usar os cartões de crédito para efetuar compras cotidianas e pagar a fatura integralmente todos os meses quando chegar o dia do vencimento. Na minha opinião usar cartões de crédito não é um problema, é uma solução, não usá-lo me faria perder dinheiro.

Todos podem se beneficiar ao ter um cartão de crédito, mas deve-se usá-lo de forma responsável.

O pulo do gato é o uso responsável. Se você sabe que não pode lidar com isso, então não tenha e nem peça um.

Eu sei que navegar nas águas financeiras não é fácil, mas é por isso que estamos aqui, é para ajudar.

Para terminar, saiba que existem dezenas e dezenas de tipos de cartões de crédito no mercado, o que significa que há um que funcionará muito bem para você.

10 razões para pedir cartão de crédito
Média 4.918 votos

No GranaSmart, aderimos aos rigorosos padrões de integridade editorial para ajudá-los a tomar decisões com segurança. Alguns dos produtos que apresentamos são de nossos parceiros. Entenda como ganhamos dinheiro.

Dê a sua opinião!

1 0