GranaSmart » Código Bancos » Número e Código da Caixa Econômica

Número e Código da Caixa Econômica

Descubra qual o número e código da Caixa Econômica Federal que serve para fazer DOC e TED e outras transações financeiras para transferir dinheiro entre bancos e contas. Leia..

código da Caixa Econômica para transferências

Qual o código da Caixa Econômica para transferências? O número ou código da Caixa Econômica Federal é 104.

“O código da Caixa Econômica é (104), esse é um código numérico criado pelo Banco Central, o BC é uma instituição que supervisiona a rede bancária juntamente com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Ambas as instituições atuam no país normalizando e regulamentação de leis, normas, regras e fiscalização do mercado financeiro”

Atualmente, o acesso a rede bancária através de sites online, aplicativos móveis para celulares Android e iOS, além das milhares de agências por todo o Brasil, faz a transferência de dinheiro fica muito fácil de realizar para qualquer banco do mundo.

Sabendo o código/número do banco, clientes, usuários, empresas, clientes e consumidores que necessitam transferir recursos financeiros de uma instituição financeira para outra.

Quem possui conta na Caixa pode enviar dinheiro para os inúmeros bancos nacionais e internacionais utilizando a “transferência eletrônica conhecida com DOC ou TED“.

Com o código do banco informado na transação, operações como transferências de dinheiro, pagamentos de contas, emissão de folhas de cheques, pagamentos de faturas, boletos e carnês etc., ficam a disposição 24 horas por dia.

— Nesse post relacionaremos alguns dos números e códigos da Caixa, os código de compensação e demais números mantidos pela instituição para autorização de operações transacionais que envolvem crédito, produtos e serviços financeiros.

Você precisa enviar ou receber dinheiro de uma empresa, amigo ou parente? Nessa artigo você vai entender como as financeiras e bancos como a Caixa usa informações eletrônicas com precisão, rapidez e segurança ao aceitar o envio de remessas de dinheiro via TEDs e DOCs.

A partir deste parágrafo, você entenderá como é fácil enviar e receber dinheiro utilizando a TED e o DOC como meio facilitador deste tipo de operação financeira para transferir dinheiro de uma conta para outra.

Adicionalmente, apresentaremos dicas importantes para te ajudar a evitar erros na hora de realizar transferências bancárias por meio da internet.

Código da Caixa — Quais os números para transferências?

BancoCódigo / Número
Caixa Econômica Federal104
Banco Pan S.A.623

O número ou código da Caixa Econômica Federal é 104.

A Caixa ou CEF a alguns anos adquiriu parte do Banco Pan se tornando um dos seus controladores. Portanto, fica com informação relevante o o código de compensação do Banco Pan, antigo Banco Panamericano do Grupo Silvio Santos.

Aqui no Grana Smart temos uma lista completa e super atualizada com todos os códigos dos bancos brasileiros relacionados, confira na página: códigos e números de bancos brasileiros.

Lista com código e número dos principais bancos no Brasil

InstituiçãoCódigo / Número
Caixa Econômica104
Banco Santander033
Banco do Brasil001
Banco Itaú341
Banco Bradesco237
Banco do Nordeste do Brasil004
Banco Safra422
Banco Banrisul041
Banco Inter077
Banco Agibank121
Banco Original212
Nubank (Nu Pagamentos)260

O que é número de Operação Caixa?

Conforme já relatado em outros parágrafos, o “código bancário para operação da Caixa é 104“. Esse código é solicitado cada vez que uma TED ou DOC for solicitado para usuários e clientes da Caixa Econômica.

Vale mencionar que se o número for informado ao sistema bancário, errado, o DOC ou a TED serão devolvidos ao banco emissor.

Nota: O código de operação de um banco se equivale ao número do RG ou CPF de uma pessoa e/ou a CNPJ de uma empresa. Portanto, o código da Caixa é simplesmente a sua identificação no mercado financeiro.

Como fazer transferências via TED e/ou DOC na Caixa?

Todo os bancos, financeiras, cooperativas, corretoras e empresas de crédito autorizadas pelo BC possuem seus próprios mecanismos para realizar operações relacionadas a transferência de dinheiro entre contas, bancos e agências.

A Caixa como um grande banco não é diferente, o acesso a esse tipo de transação pode ser feita via linhas de telefone fixo ou celular, chat, 0800 e SAC da Caixa e diretamente em uma das milhares de agência da Caixa espelhadas por todos os cantos do país e no exterior.

Dicas para evitar erros ao enviar transferência por DOC ou TED

Uma das dica mais relevantes para não errar na hora de enviar suas transferências bancárias é confirmar todos os dados do destinatário ou do recebedor antes de começar pré-cadastro com as informações obrigatórias.

Obs: Com apenas um dígito errado no CPF, conta bancária ou no número de identificação do banco, fará com que a transferência não seja completada e o dinheiro caia na conta do destinatário.

Os dados solicitados em geral são:

  • Nome completo do destinatário
  • CPF regular
  • CNPJ da empresa regular
  • Código e nome do banco
  • Número da agência, conta e dígito
  • Tipo da conta recebedora, Corrente ou Poupança
  • Motivo da transferência — escolha uma dos listados pelo banco

Número banco, número agência e número da conta

Em transferência bancárias, no Caixa não é tão diferente, o próprio sistema irá solicitar:

  1. Número do Banco
  2. Número da Agência
  3. Número da Conta bancária
  4. Dígito da Conta — *alguns casos

Ao preencher os dados, procure não confundir os número do banco, da agência e da conta, um detalhe especial é que vez ou outra, o digito da agência não é solicitado. Quanto ao número do banco, o próprio cadastro vai se auto-completar informando se o banco está certo ex: ao digitar 104, aparecer o nome Caixa Econômica Federal.


Você ainda tem alguma dificuldade em saber qual a diferença entre TED e DOC?

Leia o restante abaixo..

O que é uma transferência bancária?

Uma transferência eletrônica é um serviço de pagamento eletrônico para transferência de fundos via rede bancária, por exemplo, por meio de DOC e TED uma pessoa ou cliente de um banco consegue enviar dinheiro para outros bancos e instituições bancárias e financeiras.

Como faço para enviar uma transferência eletrônica

Você pode usar todos os meios que o seu banco disponibilizar para essa tarefa, ao acessar esses meios, é possível enviar dinheiro para sua própria conta de outra conta, para outra pessoa ou empresa de banco diferente do seu.

Você também pode agendar uma data para enviar uma transferência eletrônica (DOC ou TED) em qualquer banco, agencia ou conta corrente digital.

Números de telefone da Caixa Econômica Federal

Já que você está aqui, talvez precise também saber quais os principais telefones de atendimento da Caixa Econômica Federal, não estão todos relacionados na lista, se preferir acesse aqui.

SAC Caixa
  • 0800 726 0101 — O atendimento ocorre 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Ouvidoria Caixa
  • 0800 725 7474 — Denúncias e reclamações não solucionadas.
De Olho na Qualidade (Exclusivo Minha Casa Minha Vida)
  • 0800 721 626 — Tudo referente ao programa Minha Casa Minha Vida.
Caixa Cidadão​
  • 0800 726 0207 — Atendimento referente a PIS, Benefícios Sociais, FGTS, Cartão Social e Resultado de Loterias.
Atendimento Comercial
  • 3004-1105 — Capitais e Regiões Metropolitanas e 0800 726 0505 — demais regiões
  • Serviços para sua conta: saldo, extrato via fax, solicitação e desbloqueio de talão de cheques, bloqueio do cartão etc.
Renegociação de Dívidas
  • 0800 726 8068 — Opção 8, para orientação sobre como regularizar.​
Atendimento aos clientes no exterior
  • 55 (61) 3533-2000 (ligação a cobrar — atendimento em português)​

Caixa Econômica Federal — CEF

Caixa Econômica Federal (CEF) é um banco público federal que atua fortemente no mercado financeiro do Brasil, a instituição também é conhecida como Caixa Econômica ou simplesmente Caixa.

Seu patrimônio é próprio e tem autonomia administrativa com base na capital do país Brasília, no Distrito Federal, sua filiais e correspondentes bancários estão localizados em todo o território brasileiro. A Caixa é uma pessoa jurídica autônoma, vinculada ao Ministério da Economia.

— O início das operações da Caixa se deu em 12 de janeiro de 1861 criada na época pelo então Imperador Dom Pedro II , a principio seu nome comercial era Caixa Econômica da Corte. Seu propósito era incentivar a poupança e conceder empréstimos sob penhor, com a garantia do governo imperial.

Considerações finais

Postamos este artigo com o intuito de ser o mais esclarecedor e útil possível para você compreender qual a importância de informar o código do banco Caixa ao solicitar o envio ou recebimento de dinheiro transferido entre contas de bancos iguais e diferentes.

Gostou das informações? Então aproveite para dar um gostei, se puder nos qualifique com 5 estrelas, e o melhor, compartilhe este artigo com seus amigos, deixe-os bem informados para não cometerem erros ao fazer TED ou DOC’s.

No GranaSmart, aderimos aos rigorosos padrões de integridade editorial para ajudá-los a tomar decisões com segurança. Alguns dos produtos que apresentamos são de nossos parceiros. Entenda como ganhamos dinheiro.

Dê a sua opinião!

1 0