Aumentar Score no Serasa, SPC e Boa Vista

Aumentar Score no Serasa, SCP e Boa Vista
Quer saber como aumentar Score de crédito para que credores, como bancos, financeiras e empresas de cartões usem a pontuação ao seu favor?

“Aumentar o Score no Serasa Consumidor, Boa Vista SCPC e do SPC Brasil, tem se tornando um assunto recorrente para quem quem deseja ter crédito, fazer empréstimos e acesso ao financiamentos disponíveis.”

Quando se trata de Score muitas dúvidas aparecem na cabeça do consumidor, especialmente quando as três mais importantes empresas que fazem essa classificação, apresentam pontuações totalmente diferentes entre si.

Independente da forma e dos sistemas que cada uma delas usa para medir a pontuação de crédito do cidadão, é fundamental saber como aumentar o Score para manter uma vida financeira sadia e poder ter acesso ao crédito, e ter um bom histórico e pontuação faz parte desse processo.

Como aumentar score de crédito?

Para ajudar os usuários nesse desafio de manter o Score alto no Serasa, SPC Brasil e Boa Vista (SCPC), listamos 10 dicas básica mas fundamentais para aumentar Score de forma rápida e sem jeitinhos brasileiros. Confira:

Antes acesse também os artigos sobre Score de crédito de cada um dos bureaus brasileiros:

Consultar Score Serasa grátis e pontuação no Serasa
Consultar Score no Boa Vista Grátis e pontuação no SCPC
Consultar Score SPC Grátis e pontuação no SPC Brasil
Como consultar nome sujo grátis na Internet

Para quem e para que serve o Score de crédito?

O CPF – Cadastro de Pessoas Físicas está diretamente vinculado com o Score, esse tipo de pontuação serve exclusivamente para avaliar numa analise de crédito qual o risco que um cidadão consumidor oferece para um credor. Ou seja, o Score faz a medição em pontos da probabilidade de uma pessoa cumpris ou não um compromisso financeiro nos próximos meses.

A pontuação de crédito (Score) é calculado pelas agências de proteção ao crédito. No Brasil, nós temos três bureaus que realizam essa função, são eles: SPC Brasil, Boa Vista – SCPC e Serasa Experian com o Serasa Consumidor.

As agências são normalmente usadas para averiguação e consultar da situação do CPF de uma pessoa, ou seja:

  • Se o cidadão tem cumprido seus pagamentos e compromissos financeiros
  • Se está inadimplente com algum credor, empresa, órgão ou instituição
  • Quanto um cidadão ou mutuário esta devendo na praça
  • Se esta com restrição no nome ou se tem inscrição nos cartórios

Com essas análises, bancos, financeiras, órgão públicos, empresas privadas e lojas do comércio em geral decidem se liberam vagas, crédito, financiamentos ou não.

As empresas de proteção ao crédito no Brasil ainda não divulgam como o valor da pontuação e processada ou o que faz a pontuação existir para mais ou para menos, diferente de outros países como nos Estados Unidos que tem muito bem formado um sistema que informa como a pontuação funciona e como o Score aumenta ou diminui.

O Score e as pontuações de crédito são projetadas para medir o risco de inadimplência, levando em consideração vários fatores no histórico financeiro de uma pessoa (CPF). Embora as fórmulas exatas para calcular as pontuações de crédito sejam secretas é possível aumentar o score.

Os pontos divulgados em um Score pelas agências regulamentadas começam com 0, e varia até 1000 pontos, cada faixa de pontos indica um baixo, médio ou alto risco de inadimplência por parte do consumidor.

Veja abaixo:

 Score de Crédito  Risco de Crédito
 0 a 300  Alto índice da inadimplência
 301 a 700  Médio risco de inadimplência
 701 a 1000  Baixo risco de inadimplência

Como aumentar o Credit Score em 10 passos?

Abaixo você confere dez dicas simples e eficazes mas fundamentais para fazer aumentar Score de um forma descomplicada e sem arranjos fora da lei.

Confira:

1. Consulta do seu Score regularmente

O Score tem se tornado cada vez mais importante no Brasil, e o mais interessante é que essa informação é gratuita, não se paga nada para saber o Score em nenhuma das três agencias de crédito.

O ideal é manter as consultas pelo menos uma vez por mês para saber como andam as coisas, se o Score abaixar, procure saber o que esta acontecendo com o seu CPF.

2. Mantenha sem nome limpo

Para ter crédito, fazer empréstimo e financiamentos, além de manter o emprego em alguns casos, ter o seu nome limpo no Serasa e SPC e Cartórios também, pode abrir muitas portas e ao contrário fechar portas. Os agentes de crédito (SPC, Serasa e Boa Vista) possuem serviços que informam ao consumidor caso haja inscrições negativas em seus nomes.

Na Internet também é possível encontrar inúmeros sites que fazem a consulta do CPF de acordo com as necessidades do usuário.

Diante disto, sempre mantenha o seu nome limpo para poder ter acesso ao crédito e não sofre nenhuma restrição ao solicitar produtos e serviços financeiros. Se tiver pendências em seu CPF, procure o credor para negociar o quanto antes.

3. Pague dívidas caducadas e esquecidas

O que muitas pessoas acabam esquecendo é que apesar das dívidas não constarem nos arquivos dos agentes de proteção ao Crédito, essas mesmas dívidas que supostamente caducaram, consta nos registros internos das instituições, e muitos até dizem que existe uma lista negra dos bancos.

Não se esqueça que a maioria das instituições bancárias e financeiras possuem sistemas e mecanismos para saber quais são suas pendências financeiras além dos Serasa e SPC.

Muitas pessoas reclamam que o Score não aumenta mesmo estando com o nome limpo, será porque? Pense nisto!

4. Crie histórico tendo contas de consumo em seu nome

Para ter crédito é preciso que a pessoa exista para o sistema financeiro, e uma das coisas que ajudam nisto é possuir contas de consumo no seu nome ex: como de água e saneamento, conta de energia elétrica, contas de telefone e internet, cartões de lojas, TV a cabo, empréstimos, e tudo que possa relacionar você a consumo etc.

Com apenas esse artifício, você começa a criar um histórico de pagamentos associado ao seu nome e CPF e aumentar Score é questão de tempo.

5. Cadastre-se no Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo é uma ferramenta criada para auxiliar os consumidores e cidadãos na concessão de crédito e financiamento pelos bancos, financeiras, instituições de crédito e o comércio em geral.

O Cadastro Positivo é uma maneira encontrada para que o consumidor demonstre o lado pagador dele, diferente da Serasa ou SPC que relata as restrições e inscrições negativas.

Para saber mais sobre esses serviços, acesse: Cadastro Positivo Boa Vista, Serasa Consumidor e SPC Brasil Cadastro Positivo.

6. Abra contas em bancos e Instituições financeiras

Hoje nós temos inúmeros meios de abris uma conta corrente no bancos, ter uma conta digital ou conta poupança.

Ao movimentar uma conta em uma instituição financeira e manter um relacionamento saudável, isso com certeza auxilia na criação de rating e melhora seus histórico de crédito.

Além disso, ao ter uma conta bancária, serviços como obtenção de cartões de crédito, limites de cheque especial, limites de financiamentos e crédito em dinheiro ficam a disposição de acordo com o seu perfil e movimentação bancária.

7. Faça financiamento e compras parceladas

Pode parecer que não, mas compra parcelado e ter financiamentos de produtos e bens fazem toda a diferença para a construção de crédito.

Por isso, o ideal é ter alguns cartões de lojas, manter crediários e se possível boletar (pagar carnê) algumas compras. Para quem prefere realizar o pagamento à vista, use o cartão de crédito, ou de débito.

8. Pague contas, boletos e faturas no vencimento

Ser um bom pagador gera frutos, ao pagar as suas contas, despesas, compromissos financeiros, boletos no prazo de vencimento, ou seja, em dia, isso poderá ajudar na pontuação de crédito, no Score do Cadastro Positivo.

Sempre que for possível, faça antecipações de pagamentos, evite pagar atrasado e negativações no Serasa e SPC.

9. Coloque contas e faturas no débito automático ou DDA

Como dito, pagar as contas em dia é um excelente meio de conseguir construir crédito, essa atitude é melhor ainda.

Para ser considerado um bom pagador e não perder nenhum pagamento, inscreva suas contas, boletos e carnês de financiamentos no débito automático do seu banco, isto também ajuda aumentar Score.

Como o débito automático ou DDA, suas contas serão pagas sempre em dia, mas não esqueça de verifica seu extrato semanalmente se as contas foram pagas.

10. Mantenha suas informações pessoais atualizadas

Brasileiro costuma ficar mudando sempre de um lugar para outro, no entanto acaba esquecendo de relatar isso ao banco, credores, companhia telefônica e outros.

Sempre tenha em mente que seu endereço precisa estar atualizado, desta forma o SCPC Boa Vista, SPC e Serasa sempre terão dados frescos ao seu respeito.

Isso facilitará a analise e confrontamento de informações quando for solicitar produtos e serviços em instituições financeiras.

Conclusão

Vale mencionar que todas as 10 dicas relacionadas neste artigo são apenas uma direção de como fazer, entenda que aumentar o seu Score de crédito não vai ser alterado de um dia para o outro. Aumentar Score demanda tempo, dedicação e responsabilidade financeira.

Fique longe de problemas com dívidas não pagas, débitos indevidos no seu nome, evite deixar de pagar contas de consumo, se inscreva no Cadastro Positivo, e com certeza nos próximo 6 a 12 meses o seu Score sofra alguma alteração para maior.

Serasa Consumidor – Como funciona?

Serasa Consumidor - Como funciona? Consulte grátis?
Compreenda como o Serasa Consumidor funciona e aproveite deste serviço online que poder ser um grande aliado na hora de manter seu nome limpo.

“No Serasa Consumidor consultar seu CPF pode fazer toda a diferença para melhorar sua vida financeira. É Importante que você saiba se está ou não com seu nome limpo, se não tem dívidas que estão impedindo você de ser um bom credor e se isto não irá lhe trazer problemas no futuro.”

O Serasa Consumidor é um importante aliado para quem quer manter um cadastro positivo e controlar seu CPF  e seu nome no SPC. Esta é uma das melhores formas de manter não só seu cadastro atualizado, mas também de organizar sua vida financeira para que seu nome permaneça limpo.

O SerasaConsumidor é um serviço essencial para você que precisa para manter seu nome em dia.

Descubra como funciona o SerasaConsumidor

“O SerasaConsumidor é um site da Serasa Experian. A Serasa é uma empresa brasileira de análises e informações para decisões de crédito e apoio a negócios.”

Ela é muito consultada quando uma financeira ou uma empresa necessita verificar o status do credor na hora de uma compra ou para disponibilizar um financiamento.

Neste site, você pode consultar tanto o status do seu cpf quanto seu “Serasa Score“, seu Score de devedor. Além disto, também é possível monitorar o CPF, solicitar crédito online, fazer o cadastro positivo, ter dicas de educação financeira e outros serviços.

— No site da Serasa também é possível verificar se existe débitos em aberto em um credor.

No site, você também poderá ter ajuda na hora de negociar suas dívidas de forma facilitado e rápida, sem burocracia. Quer compreender como o SerasaConsumidor funciona e aproveitar este grande aliado na hora de manter seu nome limpo? Continue lendo:

Confira também:
VocêConsulta Pessoas: O que é e como funciona?
VocêConsulta Empresas: O que é e como funciona?
Como consultar nome sujo na Internet grátis

Como funciona o SerasaConsumidor e como faço para consultar

É muito fácil consultar seu CPF e verificar suas dívidas com a Serasa. Existem diversas maneiras pelas quais você pode realizar esta tarefa. Você pode utilizar o Site do Serasa consumidor, ir diretamente a uma agência da Serasa ou até mesmo consultar online no site da receita federal.

Para consultar pelo site do SerasaConsumidor você deve  acessar o site www.serasaconsumidor.com.br, preencher o campo “Digite seu CPF” e finalizar o cadastro.

Caso você  já seja cadastrado basta clicar no canto direito o botão “Entrar” e inserir login e senha cadastrado. Realizando estes dois processos você poderá consultar tranquilamente seu CPF e se manter atualizado quanto a sua situação fiscal.

No Serasa você pode consultar pelo serviço “Me Proteja“. A consulta neste site é paga. Existe, é claro, a possibilidade de consulta gratuita por meio do “Limpa Nome Online“. A consulta gratuita, no entanto, não é completa.

Ela mostra pendências existentes com as 90 empresas que fazem parte do Limpa Nome Online e não permite a consulta à base completa da Serasa.

Outra possibilidade é consultar o SPC Brasil. Basta comparecer a um dos balcões de atendimento do SPC Brasil, levando o CPF original e documento com foto. Qualquer uma destas consultas é válida para que você possa verificar se o seu nome está limpo.

CPF limpo: garantia de tranquilidade no futuro

Seu nome pode ficar sujo, como afirma a expressão popular quando você não paga uma dívida. Ter seu CPF negativo é exatamente isto. Quando você deixa de pagar contas, o serviço de proteção ao crédito pode colocar seu CPF em um cadastro de mal credor.

Se você não paga contas como luz, carnês de lojas, boletos ou outras dívidas, o atraso leva os credores a protestarem a dívida nos órgãos de cobrança e a consequente inadimplência acarreta à negativação do CPF.

Com o CPF negativo, você não pode adquirir bens, como carros, imóveis e até mesmo produtos caros. Além disso, há o risco de penhora do bem que você já possuí.

Empresas podem não contratar pessoas com nome sujo, já que muitas deles fazem esta verificação.

Baixe grátis o aplicativo do Serasa Consumidor

Quem está com nome sujo também não pode usar crédito pré-aprovado, solicitar cheques e cartões de crédito ou obter empréstimos bancários ou financiamentos em muitas agências.

No entanto pode fazer cartão de crédito sem consulta, pegar empréstimo sem consulta e empréstimo com restrição. Existem outras linhas de crédito e modalidades criadas para pessoas com nome sujo.

O consumidor deve lembrar também que o registro de uma dívida ou pendência financeira fica no banco de dados da Serasa Experian por cinco anos. Após esse período, a anotação é excluída automaticamente.

Mantenha seu nome limpo com a ajuda do Serasa consumidor. Esta é uma das melhores formas de manter seu CPF positivo e atualizado.

VocêConsulta Empresas: O que é?

VocêConsulta Empresas: Como funciona? O que é?
Como usar o VocêConsulta da Serasa na hora de analisar credores. Faça os melhores negócios possíveis com toda a informação que precisa..

“Os consumidores precisam estar protegidos quando realizam negócios e transações importantes com uma empresa, para isso o Serasa possui serviços como o VocêConsulta Empresas. Entenda!”

Além do Procon, na hora de reclamação, você pode se proteger antes mesmo do mau negócio conhecendo a empresa ou a financeira com quem está trabalhando. Isto tornará seu negócio mais seguro e com grandes garantias de sucesso.

O Programa “VocêConsulta Empresas” é uma das melhores maneiras para realizar esta pesquisa tão necessária e conhecer bem a empresa com que está negociando. Esta pesquisa é muito fácil de ser feita, basta se dirigir a agência mais próxima dos correios.

Faça os melhores negócios possíveis, com toda a informação que precisa para avaliar suas condições de sucesso no investimento.

Conheça também VocêConsulta Pessoas além do e verifique se esta é uma das melhores opções para que você possa realizar isto.

VocêConsulta Empresas, o que é como funciona o serviço

O VocêConsulta Empresas é um programa dos Correios. Este serviço tem o objetivo de oferecer informações importantes sobre uma empresa para o consumidor ou até mesmo para o empresário verificar a situação fiscal de seu negócio.

Este serviço é uma parceria entre Serasa Experian e os Correios. A partir desta parceria, os interessados terão como verificar a situação da empresa na Serasa, ou seja, se ela é ou não uma boa devedora e se está com todas as contas em dia.

Pode-se verificar com este serviço se a empresa não está como o CNPJ sujo ou negativado, se possuí cheques sem fundos, protestos, ações judiciais no CPF consultado, dívidas ou participação em falências. Serão apresentados as 5 anotações mais recentes no nome do credor, o valor da dívida e a data da anotação.

Acesse também os artigos sobre consulta:
Como consultar seu nome sujo gratuitamente pela Internet
Consultar gratuitamente o score e pontuação no Serasa
Consultar pontuação e score no SPCP Boa Vista gratuitamente
Como consultar score e pontuação no SPC Brasil de graça

Como utilizar o VocêConsulta Empresas de forma simples no Correio?

A Consulta do status da empresa no mercado através deste programa é bem fácil de ser realizada. Antes de mais nada, você precisa do CNPJ da empresa que deseja consultar. Lembre-se que sem este dado não é possível realizar a consulta.

Com o CNPJ em mãos, o interessado deve ir a uma agência dos Correios e apresentar um documento com foto e o número do seu CPF. Além disso, também será necessário informar o seu nome completo, endereço, e-mail e telefone.

A consulta não é gratuita. Atualmente, o valor para utilizar o VocêConsulta Empresas é de R$ 18,90, sendo que a forma de pagamento é apenas em dinheiro. Realizando este processo serve mais para conhecer a saúde financeira da empresa.

Como usar o VocêConsulta da Serasa na hora de analisar credores

A Serasa é uma empresa brasileira de análises e informações para decisões de crédito e apoio a negócios.

Ela é muito consultada quando um banco, uma financeira ou uma empresa necessita verificar o status do credor na hora de uma compra ou para disponibilizar um financiamento para a pessoa física ou jurídica.

A consulta, tanto pelo CNPJ quanto pelo CPF pode ser realizada no site da instituição, o ConsultaSerasa. Neste site, além de consultar o CNPJ da sua empresa é  possível monitorar seu CPF, solicitar crédito online, fazer o cadastro positivo, ter dicas de educação financeira e outros serviços.

No site você também poderá verificar se possuí dividas em aberto.

No ConsultaSerasa você também poderá ter ajuda na hora de negociar suas dívidas. Sua empresa é seu maior patrimônio, por isto é tão importante que você mantenha seu nome limpo.

O VocêConsulta Empresas pode ser fundamental na hora de saber se você está ou não fechando um bom negócio. Tanto Pessoas físicas quanto jurídicas devem sempre saber exatamente com quem estão realizando uma transação e este programa pode ajudar você nisto.

O  VocêConsulta Empresas e o VocêConsulta Pessoas são programas que todos os consumidores deveriam conhecer.

Monitore a situação da sua empresa e evite a negativação

Este serviço é muito importante também para os empresários, já que permite que eles tenham consciência de como andam seus negócios. Ficar com o CNPJ negativado pode ser um grande problema para seu negócio. Tente evitar ao máximo possível esta situação.

Uma empresa com CPF negativado pode ter dificuldade para fazer pagamentos com cheques, abrir contas em banco, obter empréstimo, vender imóveis ou realizar qualquer tipo de transação que necessite de um CNPJ  com o nome da empresa limpo.

O nome da empresa também aparecerá em cadastros de inadimplentes.

Saber quem é a empresa ou monitorar a situação econômica do seu negócio é a maneira mais inteligente de cuidar de seu futuro financeiro.

VocêConsulta Pessoas: O que é?

VocêConsulta Pessoas: O que é?

“Como o VoceConsulta da Serasa fica fácil na hora de fazer negócios com terceiros, você sabe exatamente com que tipo de cliente ou negociador você está lidando para evitar riscos desnecessários.”

Hoje em dia, mas do que nunca é inteligente se cuidar de calotes com prestadores de serviços, profissionais liberais, autônomos e empresas terceirizadas, isto se torna ainda mais vital quando se trata de pessoas físicas.

Para evitar que consumidor entre cegamente em uma negociação e ajudar a conhecer quem é a pessoa com quem se está negociando, existe o programa “VocêConsulta Pessoas” da Serasa Consumidor.

Este é um programa que auxilia quem pretende fazer uma negociação grande ou apenas descobrir o status da pessoa ou cliente no mercado. É uma ferramenta  importante para quem está interessado em se proteger de más negociações.

O VocêConsulta Pessoas pode ser um aliado para evitar prejuízos e fazer bons negócios. Descubra com este programa funciona e melhore suas transações.

Acesse também os artigos sobre consulta:
Como consultar nome sujo grátis na Internet
Consultar Score Serasa grátis e pontuação no Serasa
Consultar Score no Boa Vista Grátis e pontuação no SCPC
Consultar Score SPC Grátis e pontuação no SPC Brasil

VocêConsulta Pessoas para consultar o CPF de terceiros

O VocêConsulta Pessoas é um serviço oferecido pelas agências de correios em todo o Brasil. Este programa permite que você consulte o cadastro de inadimplentes da Serasa.

O grande objetivo deste programa é permitir uma negociação mais seguras e mais clara entre pessoas e talvez futuros sócios. Ele é indicado para quem necessita saber da saúde financeira de uma outra pessoa física, seja para se associar ou apenas para realizar uma transação.

O SerasaConsulta permite ao interessado consultar informações sobre prestadores de serviço ou comerciantes, e outros profissionais que não têm empresa aberta, por exemplo.

Os correios também oferecem o VocêConsulta Empresas, onde você pode realizar o mesmo tipo de checagem utilizando CNPJ da empresa, ao invés do CPF. Utilize esta ferramenta para saber se sua negociação tem futuro.

Como utilizar o serviços VocêConsulta Pessoas da Serasa?

Realizar uma verificação no VocêConsulta Pessoas é muito fácil. O interessado necessita apenas se dirigir aos correios com o CPF de interesse para obter este serviço. É importante que você saiba que ele é pago. Quem quer realizar uma consulta deve desembolsar o valor de R$ 16,00.

No momento da consulta você também deverá apresentar alguns documentos seus para que ela seja realizada. Quem quiser consultar a situação do CPF de terceiros  deverá apresentar um documento com foto e o número do seu CPF. O consultante também precisará informar o seu nome completo, endereço, e-mail e telefone.

Levando os documentos necessários a consulta será feita de forma eficiente e rápida. Você pode utilizar o serviço tanto para consultar sua situação no Serasa quanto verificar a situação de pessoas que estão realizando uma transação para você, caso necessário e sempre com a permissão da pessoa.

Consultar e verificar pendências no nome de pessoas físicas

Esta consulta funciona de uma maneira bem simplificada e permite ao interessado analisar diversas pendências e verificar de forma completa sua situação cadastral. O serviço oferece aos clientes a análise de dívidas e até mesmo protesto que tenham ocorrido em seu nome.

Com o programa você pode consultar as dívidas no nome da pessoa, verificar se ela não está negativado (a), se ela não possui cheques sem fundos em seu nome, protestos, ações judiciais no CPF consultado e participação em falências.

Serão apresentados as 5 anotações mais recentes no nome do credor, o valor da dívida e a data da anotação.

O VocêConsulta é um programa que surgiu da parceria entre a Serasa Experian e os Correios para que esta consulte ao CPF de terceiros possa ser feita de forma legal.

Cadastro da Serasa para auxilia empresas na hora de avaliar credores

A Serasa é uma empresa brasileira de análises e informações para decisões de crédito e apoio a negócios. Ela é muito consultada quando uma financeira ou uma empresa necessita verificar o status do credor na hora de uma compra ou para disponibilizar um financiamento para a pessoa física ou jurídica.

Neste site, você pode consultar tanto o status do seu cpf quanto seu Serasa score, seu score de devedor.

Além disto, também é possível monitorar seu CPF, solicitar crédito online, fazer o cadastro positivo, ter dicas de educação financeira e outros serviços. No site você também poderá verificar se possuí dividas em aberto.

No site Serasa, você também poderá ter ajuda na hora de negociar suas dívidas.

Faça uma análise pelo VocêConsulta Pessoas e cuide para manter seu nome limpo.

Desta forma, suas negociações serão mais garantidas e sua vida financeira estará protegida.

Como consultar nome sujo grátis na Internet

como consultar nome sujo grátis na Internet
Para consultar o nome sujo nessa base de dados, o consumidor deve comparecer aos postos de atendimento ou nos sites disponíveis na Internet…

“Para consultar o nome sujo e a situação do seu CPF, é muito simples e pode ser feito gratuitamente por meio da internet. Para isso, basta comparecer a um dos pontos de atendimento ou acessar o site dos agentes de crédito, Serasa, SPC e SCPC Boa Vista.”

Segundo levantamento feito no final de 2017, o país havia registrado um número de aproximadamente 62 milhões de pessoas inadimplentes. Essa estatística elevadíssima é um espelho da situação financeira complicada que diversas famílias enfrentam.

Como a taxa de desemprego aumentou muito nos últimos anos, a nossa economia ainda não conseguiu se estabelecer. Por isso, com menos empregos, as pessoas não tiveram como arcar com suas despesas.

Consultar nome sujo !?

Em especial, o uso do cartão de crédito é um dos maiores responsáveis para o aumento do número de devedores. Contudo, a falta de gestão das despesas pessoais tem um peso muito grande para o aumento dessa estatística. Afinal, sem ter controle ficou cada vez mais difícil arcar com os compromissos.

Considerando o número de pessoas com o CPF negativado, é natural que existam dúvidas sobre como consultar nome sujo. Pensando nisso, preparamos o texto de hoje com dicas e informações para te ajudar. Continue sua leitura e tire todas as suas dúvidas!

Mas, afinal, como o nome fica sujo?

Embora seja a realidade de muita gente, é comum que as pessoas nem ao menos saibam quando de fato chegam à inadimplência. Na verdade, um dia de atraso no pagamento de qualquer conta já é suficiente para que o credor acione os órgãos de proteção ao crédito.

Assim, após receber a notificação, as agência de crédito devem repassar para o cliente um comunicado para que seja regularizada sua pendência junto ao credor. O prazo máximo para que isso seja feito deve ser de 10 dias.

Ou seja, dentro desse período o consumidor deve quitar ou pelo menos negociar o seu débito que está em aberto. A partir desse momento, caso o prazo estipulado não seja cumprido, o CPF do cliente será então incluído em um cadastro de inadimplentes.

Como saber se o nome está sujo e com restrições?

Para consultar nome sujo e a situação do seu CPF é muito simples e pode ser feito gratuitamente por meio da internet — na maioria dos casos.

Para tanto, basta comparecer a um dos pontos de atendimento presencial ou acessar o site dos agentes de crédito.

Essas entidades possuem um papel fundamental, afinal, estabelecem e estreitam a relação entre credores e consumidores. Veja, a seguir, como consultar nome sujo nos principais órgãos de proteção do país: SPC Brasil, Serasa e Boa Vista SCPC.

SPC Brasil

O SPC Brasil é o maior sistema de gerenciamento de informações de créditos da América Latina. Por meio dele, as associações de comércios lojistas do país conseguem obter dados para tomar as melhores decisões na hora de ceder crédito para pessoas físicas ou jurídicas.

Com a ajuda dos registros dos consumidores, lojas de todos os segmentos conseguem visualizar o perfil de cada consumidor. A partir daí é possível avaliar a capacidade de pagamento e o risco de inadimplência, garantindo a segurança para as empresas de todos os portes.

Para consultar o nome sujo nessa base de dados, o consumidor deve comparecer ao posto de atendimento mais próximo da sua residência, munido com seu CPF. Clique aqui para encontrar a entidade mais próxima.

Contudo, o usuário que preferir fazer uma consulta online pode contratar o serviço pagando uma taxa com valores a partir de R$ 9,90. Para isso, acesse o site Loja SPC Brasil, faça  o seu cadastro, compre os créditos necessários e consulte o seu CPF.

Serasa Experian

Assim como o SPC Brasil, a Serasa é uma empresa que disponibiliza informações de crédito sobre os consumidores para empresas de todo o Brasil. Sua principal função é auxiliar na tomada de decisão para que empresários concedam crédito aos seus clientes.

Ainda, a Serasa Experian oferece diversas plataformas de gerenciamento de riscos, informações de crédito para pessoas físicas e ou jurídicas. Para consultar o nome sujo, o interessado deve comparecer em uma das agências portando o seu CPF.

Ainda, se preferir é possível contratar os serviços pagos oferecidos pela empresa. Para contratá-lo, basta acessar o site da Serasa AntiFraude e escolher o plano que mais se adequa ao seu perfil e suas necessidades.

Entretanto, é possível efetuar uma consulta totalmente gratuita pela internet. Para verificar seu status de forma resumida, cadastre-se gratuitamente no site Serasa Limpa Nome, insira seus dados completos e confira o registro das empresas parceiras.

Boa Vista — SCPC

A Boa Vista, diferente das demais apresentadas anteriormente é a única empresa que permite uma consulta totalmente gratuita. Sua marca registrada é ter saído na frente no quesito Cadastro Positivo e também por disponibilizar um sistema de consulta mais acessível.

Para acompanhar situação do seu CPF, basta acessar a página da empresa na internet, aqui. Ao ser direcionado para o painel de controle, o usuário deverá fazer um cadastro simples para realizar sua consulta gratuitamente.

Ainda, para quem não possui acesso à internet, é possível consultar o nome sujo por meio dos postos de atendimento presenciais. Verifique os endereços e escolha um ponto mais próximo a sua residência. Em seguida, compareça até o local portando seu CPF e documento de identificação com foto.

Veja também estes artigos sobre score de crédito:
Como ter um score alto em poucos meses?
Consultar score Serasa grátis e pontuação no Serasa
Consultar score no Boa Vista Grátis e pontuação no SCPC
Consultar score SPC Grátis e pontuação no SPC Brasil

Quanto tempo o nome pode ficar sujo?

De modo geral, o CPF de um consumidor inadimplente deve permanecer negativado até que a dívida seja paga ou negociada junto ao credor. Ou seja, apenas após entrar em acordo é que o nome do cliente será retirado do cadastro no prazo de 5 a 7 dias útil.

Entretanto, considerando que clientes e credores não cheguem a um acordo favorável, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) garante ao inadimplente que o seu cadastro negativo deve ser excluído da base de dados após 5 anos da sua inclusão.

Vale ressaltar, porém, que a exclusão dos registros de inadimplência após esse período não prescreve a dívida. O cliente em débito com as empresas ainda poderão ser cobrados pelas credoras.

O que muda é apenas o fato de não estarem mais arquivadas nos agentes de crédito.

Por outro lado, caso a dívida seja paga e o período para exclusão não seja respeitado, o cliente pode reclamar junto ao seu credor, solicitando a retirada imediata. Não sendo cumprido, o cliente que se sentir prejudicado por procurar o PROCON e abrir uma ação judicial por Danos Morais e Materiais.

O que achou de conhecer um pouco mais sobre como consultar nome sujo? Se tiver gostado das dicas e informações que trouxemos neste texto, não deixe de compartilhar o conteúdo em suas redes sociais.

Quais as consequências de ter nome sujo ?

quais as consequências de ter nome sujo
Quando um CPF é incluído no SPC ou do Serasa, este passa a ter oficialmente o “nome sujo na praça” e restrições de crédito…

“Ter nome sujo na praça é o pesadelo de diversos brasileiros diante da crise financeira que o país vem enfrentando. A batalha para se manter longe dos cadastros do SPC e Serasa pode árdua.”

Pense, e se a situação fugir do controle? E se você se tornar inadimplente por conta de terceiros? Quais são as consequências que esse problema traz consigo? O que você pode fazer para escapar da dor de cabeça?

À seguir, vamos fazer uma pequena explanação sobre as inúmeras desvantagens de se ter o nome sujo na praça. Também citaremos as vantagens de quitar suas dívidas e como manter-se assim. Confira!

Em quanto tempo as restrições são retiradas do SPC e SERASA?

Todas as dívidas têm o prazo de 5 anos para prescreverem. Após esse período, o nome é retirado do sistema por obrigatoriedade. Em caso de descumprimento dessa norma, o cidadão tem o direito de recorrer à justiça para reclamar compensações financeiras.

No entanto, deve-se salientar que esse prazo é contado sobre cada dívida em separado. Ou seja, se uma caducar e a outra tiver sido efetivada posteriormente, o nome do inadimplente continuará registrado.

Esses 5 anos possivelmente parecem pouco para algumas pessoas. Contudo, vejamos as diversas restrições aos quais os cidadãos ficam sujeitos nesse período.

Quais as consequências de se ter nome sujo na praça?

Quando um registro é incluído no SPC ou do Serasa, este passa a ter oficialmente o “nome sujo na praça”. Como primeira consequência, o cidadão não tem mais condições de acesso a diversas modalidades de crédito.

Ser negativado significa não conseguir determinados serviços e produtos financeiros como:

  • Cartão de crédito privados
  • Crédito pré aprovado em bancos e instituições
  • Cheque especial e limite de crédito
  • Empréstimos pessoais, crédito pessoal e financiamentos

No fim das contas, o prejuízo do devedor é muito maior do que o do credor. Vejamos mais detalhadamente alguns temíveis consequências que a inadimplência pode trazer:

Restrições de crédito em instituições financeiras

Dada a inclusão do nome no SPC ou SERASA, acontece a impossibilidade de abertura de conta corrente em bancos. Também não é validada a requisição de empréstimos pessoais ou de financiamento de bens.

Geralmente quaisquer compras a prazo ou locação de imóveis são barradas pelas instituições.

Pagamento de taxas de juros mais altas

É normal a previsão em boletos de juros sobre pagamentos que sejam realizados após a data de vencimento. Estes são os chamados juros moratórios — que devem se limitar a 1% sobre o valor devido.

Para quem está com o nome sujo na praça, costumeiramente é cobrado um percentual de juros, os chamados compensatórios. Isso significa que esse valor serve como uma compensação pelas perdas financeiras da instituição.

O valor é variável, contudo, certos casos podem chegar a estimativas exorbitantes. Essa questão dificulta, além da aquisição do débito, o pagamento do montante da dívida. A prática serve como proteção e contenção de riscos por parte da empresa credora.

Suspensão de determinados serviços

Determinados serviços oferecidos ao consumidor, como: telefonia, água e luz podem ser interrompidos em caso de inadimplência. A suspensão parcial ocorre à partir de 15 dias do vencimento. A suspensão total pode ocorrer à partir do 30º dia de atraso.

Dificuldade de conseguir emprego

Em 2012, o TST (Tribunal Superior do Trabalho) oficializou uma decisão polêmica. Empresas do setor privado ou público podem condicionar e restringir as contratações. Elas podem levar em conta a situação do colaborador junto aos órgãos de proteção ao crédito.

Problemas emocionais e na saúde

O descontrole financeiro, a necessidade de mais crédito para determinadas situações pode gerar problemas sérios de saúde emocional e psicológica. O cidadão que tem o nome sujo na praça vive em constante nervosismo, estresse e insegurança.

Não conseguir levantar fundos para a aquisição de um bem, não poder usufruir de um cartão de crédito ou cheque, pode levar a um desequilíbrio ainda maior. Como consequência, ocorrem casos de depressão, alcoolismo, dentre outras desmazelas.

Como tirar o nome sujo da lista de devedores

O ponto de partida para tirar o nome sujo da praça é o pagamento das dívidas. Essa é a maneira correta, fácil e legal de se livrar do tormento da negativação. Hoje em dia, é possível fazer isso sem sair de casa.

Por meio do site dos credores, o cidadão pode negociar os débitos, de forma que as parcelas caibam no bolso. É importante lembrar que sempre se deve negociar de forma justa, tentando baixar as taxas de juros.

Outra questão primordial é não permitir que essa renegociação comprometa o orçamento, trazendo assim, novas dívidas. Além das plataformas online, as negociações podem ser feitas pelo telefone e pessoalmente.

Com valores e encargos acertados, é gerado um novo contrato e novos boletos. Após um prazo — que gira em torno de 2 a 5 dias úteis — o pagamento da parcela é compensado. Imediatamente o nome do devedor é retirado do sistema do SPC e SERASA.

Leia também como conseguir crédito e empréstimo com nome sujo:

Vantagens de não ter nome sujo ou ser inadimplente

Ter o nome limpo possibilita a qualquer pessoa o acesso livre aos vários serviços e produtos financeiros que o mercado oferece. Além disso, a tranquilidade e estabilidade financeira complementam a lista de vantagens.

Atualmente, por vezes não se consegue controlar uma situação de inadimplência.

No entanto, livrar-se desse problema é mais fácil do que se imagina. As negociações das dívidas são facilitadas pelos credores que visam receber um retorno.

— Sabia que é possível consultar o nome sujo grátis para saber mais informações sobre restrições no CPF?

As instituições financeiras e credores sempre estão oferecem inúmeros benefícios que estimulam o empenho dos cidadãos para quitarem seus débitos e dívidas pendentes.

Com isso, um conselho precioso é: busque por meios de limpar seu nome o mais rápido possível. Isso impedirá que passe por sufocos maiores.

  • E você? Já passou por isso? Já teve o nome sujo na praça?
  • Como foi que esse problema o prejudicou?
  • E como conseguiu contornar a situação?

Conte-nos a sua experiência! Se esse artigo conseguiu ser útil de alguma forma para você, por favor, compartilhe-o em suas redes sociais. Temos certeza que as informações aqui contidas podem ajudar outras pessoas de alguma forma!