GranaSmart » Consumidor » Aumentar Score no Serasa, SPC e Boa Vista

10 dicas para aumentar Score do SCP, Boa Vista e Serasa

O Score de crédito ou pontuação de crédito no Brasil é um número que representa a credibilidade de uma pessoa e a probabilidade de que a pessoa pagará suas dívidas.

Aumentar Score no Serasa, SCP e Boa Vista

Quer saber como aumentar Score de crédito para que credores, como bancos, financeiras e empresas de cartões usem a pontuação ao seu favor?

“Aumentar o Score no Serasa Consumidor, Boa Vista SCPC e do SPC Brasil, tem se tornando um assunto recorrente para quem quem deseja ter crédito, fazer empréstimos e acesso ao financiamentos disponíveis.”

Quando se trata de Score muitas dúvidas aparecem na cabeça do consumidor, especialmente quando as três mais importantes empresas que fazem essa classificação, apresentam pontuações totalmente diferentes entre si.

Independente da forma e dos sistemas que cada uma delas usa para medir a pontuação de crédito do cidadão, é fundamental saber como aumentar o Score para manter uma vida financeira sadia e poder ter acesso ao crédito, e ter um bom histórico e pontuação faz parte desse processo.

Como aumentar score de crédito?

Para ajudar os usuários nesse desafio de manter o Score alto no Serasa, SPC Brasil e Boa Vista (SCPC), listamos 10 dicas básica mas fundamentais para aumentar Score de forma rápida e sem jeitinhos brasileiros. Confira:

Antes acesse também os artigos sobre Score de crédito de cada um dos bureaus brasileiros:

Consultar Score Serasa grátis e pontuação no Serasa
Consultar Score no Boa Vista Grátis e pontuação no SCPC
Consultar Score SPC Grátis e pontuação no SPC Brasil
Como consultar nome sujo grátis na Internet

Para quem e para que serve o Score de crédito?

O CPF – Cadastro de Pessoas Físicas está diretamente vinculado com o Score, esse tipo de pontuação serve exclusivamente para avaliar numa analise de crédito qual o risco que um cidadão consumidor oferece para um credor. Ou seja, o Score faz a medição em pontos da probabilidade de uma pessoa cumpris ou não um compromisso financeiro nos próximos meses.

A pontuação de crédito (Score) é calculado pelas agências de proteção ao crédito. No Brasil, nós temos três bureaus que realizam essa função, são eles: SPC Brasil, Boa Vista – SCPC e Serasa Experian com o Serasa Consumidor.

As agências são normalmente usadas para averiguação e consultar da situação do CPF de uma pessoa, ou seja:

  • Se o cidadão tem cumprido seus pagamentos e compromissos financeiros
  • Se está inadimplente com algum credor, empresa, órgão ou instituição
  • Quanto um cidadão ou mutuário esta devendo na praça
  • Se esta com restrição no nome ou se tem inscrição nos cartórios

Com essas análises, bancos, financeiras, órgão públicos, empresas privadas e lojas do comércio em geral decidem se liberam vagas, crédito, financiamentos ou não.

As empresas de proteção ao crédito no Brasil ainda não divulgam como o valor da pontuação e processada ou o que faz a pontuação existir para mais ou para menos, diferente de outros países como nos Estados Unidos que tem muito bem formado um sistema que informa como a pontuação funciona e como o Score aumenta ou diminui.

O Score e as pontuações de crédito são projetadas para medir o risco de inadimplência, levando em consideração vários fatores no histórico financeiro de uma pessoa (CPF). Embora as fórmulas exatas para calcular as pontuações de crédito sejam secretas é possível aumentar o score.

Os pontos divulgados em um Score pelas agências regulamentadas começam com 0, e varia até 1000 pontos, cada faixa de pontos indica um baixo, médio ou alto risco de inadimplência por parte do consumidor.

Veja abaixo:

 Score de Crédito Risco de Crédito
 0 a 300 Alto índice da inadimplência
 301 a 700 Médio risco de inadimplência
 701 a 1000 Baixo risco de inadimplência

Como aumentar o Credit Score em 10 passos?

Abaixo você confere dez dicas simples e eficazes mas fundamentais para fazer aumentar Score de um forma descomplicada e sem arranjos fora da lei.

Confira:

1. Consulta do seu Score regularmente

O Score tem se tornado cada vez mais importante no Brasil, e o mais interessante é que essa informação é gratuita, não se paga nada para saber o Score em nenhuma das três agencias de crédito.

O ideal é manter as consultas pelo menos uma vez por mês para saber como andam as coisas, se o Score abaixar, procure saber o que esta acontecendo com o seu CPF.

2. Mantenha sem nome limpo

Para ter crédito, fazer empréstimo e financiamentos, além de manter o emprego em alguns casos, ter o seu nome limpo no Serasa e SPC e Cartórios também, pode abrir muitas portas e ao contrário fechar portas. Os agentes de crédito (SPC, Serasa e Boa Vista) possuem serviços que informam ao consumidor caso haja inscrições negativas em seus nomes.

Na Internet também é possível encontrar inúmeros sites que fazem a consulta do CPF de acordo com as necessidades do usuário.

Diante disto, sempre mantenha o seu nome limpo para poder ter acesso ao crédito e não sofre nenhuma restrição ao solicitar produtos e serviços financeiros. Se tiver pendências em seu CPF, procure o credor para negociar o quanto antes.

3. Pague dívidas caducadas e esquecidas

O que muitas pessoas acabam esquecendo é que apesar das dívidas não constarem nos arquivos dos agentes de proteção ao Crédito, essas mesmas dívidas que supostamente caducaram, consta nos registros internos das instituições, e muitos até dizem que existe uma lista negra dos bancos.

Não se esqueça que a maioria das instituições bancárias e financeiras possuem sistemas e mecanismos para saber quais são suas pendências financeiras além dos Serasa e SPC.

Muitas pessoas reclamam que o Score não aumenta mesmo estando com o nome limpo, será porque? Pense nisto!

4. Crie histórico tendo contas de consumo em seu nome

Para ter crédito é preciso que a pessoa exista para o sistema financeiro, e uma das coisas que ajudam nisto é possuir contas de consumo no seu nome ex: como de água e saneamento, conta de energia elétrica, contas de telefone e internet, cartões de lojas, TV a cabo, empréstimos, e tudo que possa relacionar você a consumo etc.

Com apenas esse artifício, você começa a criar um histórico de pagamentos associado ao seu nome e CPF e aumentar Score é questão de tempo.

5. Cadastre-se no Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo é uma ferramenta criada para auxiliar os consumidores e cidadãos na concessão de crédito e financiamento pelos bancos, financeiras, instituições de crédito e o comércio em geral.

O Cadastro Positivo é uma maneira encontrada para que o consumidor demonstre o lado pagador dele, diferente da Serasa ou SPC que relata as restrições e inscrições negativas.

Para saber mais sobre esses serviços, acesse: Cadastro Positivo Boa Vista, Serasa Consumidor e SPC Brasil Cadastro Positivo.

6. Abra contas em bancos e Instituições financeiras

Hoje nós temos inúmeros meios de abris uma conta corrente no bancos, ter uma conta digital ou conta poupança.

Ao movimentar uma conta em uma instituição financeira e manter um relacionamento saudável, isso com certeza auxilia na criação de rating e melhora seus histórico de crédito.

Além disso, ao ter uma conta bancária, serviços como obtenção de cartões de crédito, limites de cheque especial, limites de financiamentos e crédito em dinheiro ficam a disposição de acordo com o seu perfil e movimentação bancária.

7. Faça financiamento e compras parceladas

Pode parecer que não, mas compra parcelado e ter financiamentos de produtos e bens fazem toda a diferença para a construção de crédito.

Por isso, o ideal é ter alguns cartões de lojas, manter crediários e se possível boletar (pagar carnê) algumas compras. Para quem prefere realizar o pagamento à vista, use o cartão de crédito, ou de débito.

8. Pague contas, boletos e faturas no vencimento

Ser um bom pagador gera frutos, ao pagar as suas contas, despesas, compromissos financeiros, boletos no prazo de vencimento, ou seja, em dia, isso poderá ajudar na pontuação de crédito, no Score do Cadastro Positivo.

Sempre que for possível, faça antecipações de pagamentos, evite pagar atrasado e negativações no Serasa e SPC.

9. Coloque contas e faturas no débito automático ou DDA

Como dito, pagar as contas em dia é um excelente meio de conseguir construir crédito, essa atitude é melhor ainda.

Para ser considerado um bom pagador e não perder nenhum pagamento, inscreva suas contas, boletos e carnês de financiamentos no débito automático do seu banco, isto também ajuda aumentar Score.

Como o débito automático ou DDA, suas contas serão pagas sempre em dia, mas não esqueça de verifica seu extrato semanalmente se as contas foram pagas.

10. Mantenha suas informações pessoais atualizadas

Brasileiro costuma ficar mudando sempre de um lugar para outro, no entanto acaba esquecendo de relatar isso ao banco, credores, companhia telefônica e outros.

Sempre tenha em mente que seu endereço precisa estar atualizado, desta forma o SCPC Boa Vista, SPC e Serasa sempre terão dados frescos ao seu respeito.

Isso facilitará a analise e confrontamento de informações quando for solicitar produtos e serviços em instituições financeiras.

Conclusão

Vale mencionar que todas as 10 dicas relacionadas neste artigo são apenas uma direção de como fazer, entenda que aumentar o seu Score de crédito não vai ser alterado de um dia para o outro. Aumentar Score demanda tempo, dedicação e responsabilidade financeira.

Fique longe de problemas com dívidas não pagas, débitos indevidos no seu nome, evite deixar de pagar contas de consumo, se inscreva no Cadastro Positivo, e com certeza nos próximo 6 a 12 meses o seu Score sofra alguma alteração para maior.

Aumentar Score no Serasa, SPC e Boa Vista
Média 4.715 votos

No GranaSmart, aderimos aos rigorosos padrões de integridade editorial para ajudá-los a tomar decisões com segurança. Alguns dos produtos que apresentamos são de nossos parceiros. Entenda como ganhamos dinheiro.

Dê a sua opinião!

0 0

Deixe uma resposta