GranaSmart » Consumidor » Como consultar nome sujo grátis na Internet

Como consultar nome sujo grátis na Internet

Para verificar a situação do nome, basta acessar a página dos agentes de crédito na Internet, fazer um cadastro e realizar a consulta no Serasa, SPC e Boa Vista gratuitamente.

como consultar nome sujo grátis na Internet

Para consultar o nome sujo nessa base de dados, o consumidor deve comparecer aos postos de atendimento ou nos sites disponíveis na Internet…

“Para consultar o nome sujo e a situação do seu CPF, é muito simples e pode ser feito gratuitamente por meio da internet. Para isso, basta comparecer a um dos pontos de atendimento ou acessar o site dos agentes de crédito, Serasa, SPC e SCPC Boa Vista.”

Segundo levantamento feito no final de 2017, o país havia registrado um número de aproximadamente 62 milhões de pessoas inadimplentes. Essa estatística elevadíssima é um espelho da situação financeira complicada que diversas famílias enfrentam.

Como a taxa de desemprego aumentou muito nos últimos anos, a nossa economia ainda não conseguiu se estabelecer. Por isso, com menos empregos, as pessoas não tiveram como arcar com suas despesas.

Consultar nome sujo !?

Em especial, o uso do cartão de crédito é um dos maiores responsáveis para o aumento do número de devedores. Contudo, a falta de gestão das despesas pessoais tem um peso muito grande para o aumento dessa estatística. Afinal, sem ter controle ficou cada vez mais difícil arcar com os compromissos.

Considerando o número de pessoas com o CPF negativado, é natural que existam dúvidas sobre como consultar nome sujo. Pensando nisso, preparamos o texto de hoje com dicas e informações para te ajudar. Continue sua leitura e tire todas as suas dúvidas!

Mas, afinal, como o nome fica sujo?

Embora seja a realidade de muita gente, é comum que as pessoas nem ao menos saibam quando de fato chegam à inadimplência. Na verdade, um dia de atraso no pagamento de qualquer conta já é suficiente para que o credor acione os órgãos de proteção ao crédito.

Assim, após receber a notificação, as agência de crédito devem repassar para o cliente um comunicado para que seja regularizada sua pendência junto ao credor. O prazo máximo para que isso seja feito deve ser de 10 dias.

Ou seja, dentro desse período o consumidor deve quitar ou pelo menos negociar o seu débito que está em aberto. A partir desse momento, caso o prazo estipulado não seja cumprido, o CPF do cliente será então incluído em um cadastro de inadimplentes.

Como saber se o nome está sujo e com restrições?

Para consultar nome sujo e a situação do seu CPF é muito simples e pode ser feito gratuitamente por meio da internet — na maioria dos casos.

Para tanto, basta comparecer a um dos pontos de atendimento presencial ou acessar o site dos agentes de crédito.

Essas entidades possuem um papel fundamental, afinal, estabelecem e estreitam a relação entre credores e consumidores. Veja, a seguir, como consultar nome sujo nos principais órgãos de proteção do país: SPC Brasil, Serasa e Boa Vista SCPC.

SPC Brasil

O SPC Brasil é o maior sistema de gerenciamento de informações de créditos da América Latina. Por meio dele, as associações de comércios lojistas do país conseguem obter dados para tomar as melhores decisões na hora de ceder crédito para pessoas físicas ou jurídicas.

Com a ajuda dos registros dos consumidores, lojas de todos os segmentos conseguem visualizar o perfil de cada consumidor. A partir daí é possível avaliar a capacidade de pagamento e o risco de inadimplência, garantindo a segurança para as empresas de todos os portes.

Para consultar o nome sujo nessa base de dados, o consumidor deve comparecer ao posto de atendimento mais próximo da sua residência, munido com seu CPF. Clique aqui para encontrar a entidade mais próxima.

Contudo, o usuário que preferir fazer uma consulta online pode contratar o serviço pagando uma taxa com valores a partir de R$ 9,90. Para isso, acesse o site Loja SPC Brasil, faça  o seu cadastro, compre os créditos necessários e consulte o seu CPF.

Serasa Experian

Assim como o SPC Brasil, a Serasa é uma empresa que disponibiliza informações de crédito sobre os consumidores para empresas de todo o Brasil. Sua principal função é auxiliar na tomada de decisão para que empresários concedam crédito aos seus clientes.

Ainda, a Serasa Experian oferece diversas plataformas de gerenciamento de riscos, informações de crédito para pessoas físicas e ou jurídicas. Para consultar o nome sujo, o interessado deve comparecer em uma das agências portando o seu CPF.

Ainda, se preferir é possível contratar os serviços pagos oferecidos pela empresa. Para contratá-lo, basta acessar o site da Serasa AntiFraude e escolher o plano que mais se adequa ao seu perfil e suas necessidades.

Entretanto, é possível efetuar uma consulta totalmente gratuita pela internet. Para verificar seu status de forma resumida, cadastre-se gratuitamente no site Serasa Limpa Nome, insira seus dados completos e confira o registro das empresas parceiras.

Boa Vista — SCPC

A Boa Vista, diferente das demais apresentadas anteriormente é a única empresa que permite uma consulta totalmente gratuita. Sua marca registrada é ter saído na frente no quesito Cadastro Positivo e também por disponibilizar um sistema de consulta mais acessível.

Para acompanhar situação do seu CPF, basta acessar a página da empresa na internet, aqui. Ao ser direcionado para o painel de controle, o usuário deverá fazer um cadastro simples para realizar sua consulta gratuitamente.

Ainda, para quem não possui acesso à internet, é possível consultar o nome sujo por meio dos postos de atendimento presenciais. Verifique os endereços e escolha um ponto mais próximo a sua residência. Em seguida, compareça até o local portando seu CPF e documento de identificação com foto.

Veja também estes artigos sobre score de crédito:
Como ter um score alto em poucos meses?
Consultar score Serasa grátis e pontuação no Serasa
Consultar score no Boa Vista Grátis e pontuação no SCPC
Consultar score SPC Grátis e pontuação no SPC Brasil

Quanto tempo o nome pode ficar sujo?

De modo geral, o CPF de um consumidor inadimplente deve permanecer negativado até que a dívida seja paga ou negociada junto ao credor. Ou seja, apenas após entrar em acordo é que o nome do cliente será retirado do cadastro no prazo de 5 a 7 dias útil.

Entretanto, considerando que clientes e credores não cheguem a um acordo favorável, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) garante ao inadimplente que o seu cadastro negativo deve ser excluído da base de dados após 5 anos da sua inclusão.

Vale ressaltar, porém, que a exclusão dos registros de inadimplência após esse período não prescreve a dívida. O cliente em débito com as empresas ainda poderão ser cobrados pelas credoras.

O que muda é apenas o fato de não estarem mais arquivadas nos agentes de crédito.

Por outro lado, caso a dívida seja paga e o período para exclusão não seja respeitado, o cliente pode reclamar junto ao seu credor, solicitando a retirada imediata. Não sendo cumprido, o cliente que se sentir prejudicado por procurar o PROCON e abrir uma ação judicial por Danos Morais e Materiais.

O que achou de conhecer um pouco mais sobre como consultar nome sujo? Se tiver gostado das dicas e informações que trouxemos neste texto, não deixe de compartilhar o conteúdo em suas redes sociais.

Como consultar nome sujo grátis na Internet
Média 4.832 votos

No GranaSmart, aderimos aos rigorosos padrões de integridade editorial para ajudá-los a tomar decisões com segurança. Alguns dos produtos que apresentamos são de nossos parceiros. Entenda como ganhamos dinheiro.

Dê a sua opinião!

2 0