GranaSmart » Consumidor » Quais as consequências de ter nome sujo ?

Quais as consequências de ter o nome sujo na praça

O ponto de partida para limpar o nome sujo sem dúvida é pagar as dívidas. Essa é a maneira correta, fácil e legal de se livrar do tormento de ter restrições e das consequências...

quais as consequências de ter nome sujo

Quando um CPF é incluído no SPC ou do Serasa, este passa a ter oficialmente o “nome sujo na praça” e restrições de crédito…

“Ter nome sujo na praça é o pesadelo de diversos brasileiros diante da crise financeira que o país vem enfrentando. A batalha para se manter longe dos cadastros do SPC e Serasa pode árdua.”

Pense, e se a situação fugir do controle? E se você se tornar inadimplente por conta de terceiros? Quais são as consequências que esse problema traz consigo? O que você pode fazer para escapar da dor de cabeça?

À seguir, vamos fazer uma pequena explanação sobre as inúmeras desvantagens de se ter o nome sujo na praça. Também citaremos as vantagens de quitar suas dívidas e como manter-se assim. Confira!

Em quanto tempo as restrições são retiradas do SPC e SERASA?

Todas as dívidas têm o prazo de 5 anos para prescreverem. Após esse período, o nome é retirado do sistema por obrigatoriedade. Em caso de descumprimento dessa norma, o cidadão tem o direito de recorrer à justiça para reclamar compensações financeiras.

No entanto, deve-se salientar que esse prazo é contado sobre cada dívida em separado. Ou seja, se uma caducar e a outra tiver sido efetivada posteriormente, o nome do inadimplente continuará registrado.

Esses 5 anos possivelmente parecem pouco para algumas pessoas. Contudo, vejamos as diversas restrições aos quais os cidadãos ficam sujeitos nesse período.

Quais as consequências de se ter nome sujo na praça?

Quando um registro é incluído no SPC ou do Serasa, este passa a ter oficialmente o “nome sujo na praça”. Como primeira consequência, o cidadão não tem mais condições de acesso a diversas modalidades de crédito.

Ser negativado significa não conseguir determinados serviços e produtos financeiros como:

  • Cartão de crédito privados
  • Crédito pré aprovado em bancos e instituições
  • Cheque especial e limite de crédito
  • Empréstimos pessoais, crédito pessoal e financiamentos

No fim das contas, o prejuízo do devedor é muito maior do que o do credor. Vejamos mais detalhadamente alguns temíveis consequências que a inadimplência pode trazer:

Restrições de crédito em instituições financeiras

Dada a inclusão do nome no SPC ou SERASA, acontece a impossibilidade de abertura de conta corrente em bancos. Também não é validada a requisição de empréstimos pessoais ou de financiamento de bens.

Geralmente quaisquer compras a prazo ou locação de imóveis são barradas pelas instituições.

Pagamento de taxas de juros mais altas

É normal a previsão em boletos de juros sobre pagamentos que sejam realizados após a data de vencimento. Estes são os chamados juros moratórios — que devem se limitar a 1% sobre o valor devido.

Para quem está com o nome sujo na praça, costumeiramente é cobrado um percentual de juros, os chamados compensatórios. Isso significa que esse valor serve como uma compensação pelas perdas financeiras da instituição.

O valor é variável, contudo, certos casos podem chegar a estimativas exorbitantes. Essa questão dificulta, além da aquisição do débito, o pagamento do montante da dívida. A prática serve como proteção e contenção de riscos por parte da empresa credora.

Suspensão de determinados serviços

Determinados serviços oferecidos ao consumidor, como: telefonia, água e luz podem ser interrompidos em caso de inadimplência. A suspensão parcial ocorre à partir de 15 dias do vencimento. A suspensão total pode ocorrer à partir do 30º dia de atraso.

Dificuldade de conseguir emprego

Em 2012, o TST (Tribunal Superior do Trabalho) oficializou uma decisão polêmica. Empresas do setor privado ou público podem condicionar e restringir as contratações. Elas podem levar em conta a situação do colaborador junto aos órgãos de proteção ao crédito.

Problemas emocionais e na saúde

O descontrole financeiro, a necessidade de mais crédito para determinadas situações pode gerar problemas sérios de saúde emocional e psicológica. O cidadão que tem o nome sujo na praça vive em constante nervosismo, estresse e insegurança.

Não conseguir levantar fundos para a aquisição de um bem, não poder usufruir de um cartão de crédito ou cheque, pode levar a um desequilíbrio ainda maior. Como consequência, ocorrem casos de depressão, alcoolismo, dentre outras desmazelas.

Como tirar o nome sujo da lista de devedores

O ponto de partida para tirar o nome sujo da praça é o pagamento das dívidas. Essa é a maneira correta, fácil e legal de se livrar do tormento da negativação. Hoje em dia, é possível fazer isso sem sair de casa.

Por meio do site dos credores, o cidadão pode negociar os débitos, de forma que as parcelas caibam no bolso. É importante lembrar que sempre se deve negociar de forma justa, tentando baixar as taxas de juros.

Outra questão primordial é não permitir que essa renegociação comprometa o orçamento, trazendo assim, novas dívidas. Além das plataformas online, as negociações podem ser feitas pelo telefone e pessoalmente.

Com valores e encargos acertados, é gerado um novo contrato e novos boletos. Após um prazo — que gira em torno de 2 a 5 dias úteis — o pagamento da parcela é compensado. Imediatamente o nome do devedor é retirado do sistema do SPC e SERASA.

Leia também como conseguir crédito e empréstimo com nome sujo:

Vantagens de não ter nome sujo ou ser inadimplente

Ter o nome limpo possibilita a qualquer pessoa o acesso livre aos vários serviços e produtos financeiros que o mercado oferece. Além disso, a tranquilidade e estabilidade financeira complementam a lista de vantagens.

Atualmente, por vezes não se consegue controlar uma situação de inadimplência.

No entanto, livrar-se desse problema é mais fácil do que se imagina. As negociações das dívidas são facilitadas pelos credores que visam receber um retorno.

— Sabia que é possível consultar o nome sujo grátis para saber mais informações sobre restrições no CPF?

As instituições financeiras e credores sempre estão oferecem inúmeros benefícios que estimulam o empenho dos cidadãos para quitarem seus débitos e dívidas pendentes.

Com isso, um conselho precioso é: busque por meios de limpar seu nome o mais rápido possível. Isso impedirá que passe por sufocos maiores.

  • E você? Já passou por isso? Já teve o nome sujo na praça?
  • Como foi que esse problema o prejudicou?
  • E como conseguiu contornar a situação?

Conte-nos a sua experiência! Se esse artigo conseguiu ser útil de alguma forma para você, por favor, compartilhe-o em suas redes sociais. Temos certeza que as informações aqui contidas podem ajudar outras pessoas de alguma forma!

Quais as consequências de ter nome sujo ?
Média 4.536 votos

No GranaSmart, aderimos aos rigorosos padrões de integridade editorial para ajudá-los a tomar decisões com segurança. Alguns dos produtos que apresentamos são de nossos parceiros. Entenda como ganhamos dinheiro.

Dê a sua opinião!

1 0