GranaSmart » Consumidor » Score » Como ter um score alto em poucos meses?

Como ter um score alto em poucos meses?

Quer saber como ter um score de crédito com pontuação para ter crédito e fazer financiamentos, pegar empréstimos mais baratos, comprar automóvel, imóvel etc? Leia..

Como ter um score alto em poucos meses?

Aprender como ter um score alto é fundamental para quem está pensando em ter crédito na praça, financiar a compra de veículo ou imóvel, fazer financiamentos etc. Mas, afinal, porque essa pontuação é tão necessária?

Qual a influência que ela realmente tem ao ter o pedido de análise de financiamento enviado a um banco? Separamos aqui essas e outras respostas.

Como ter um score alto para crédito?

Mais adiante você vai aprender como ter um score alto com dicas práticas, situações que você pode fazer para que sua pontuação seja alterada e você consiga a liberação do financiamento do automóvel. Para isso, listamos essas atitudes que você pode começar a ter agora.

Antes das dicas propriamente,  devemos explicar o que é e como funciona o score. A pontuação é bem fácil de ser compreendida e ela está presente para todos os brasileiros que possuem CPF. A pontuação tem a seguinte classificação:

Score de CréditoRisco de Crédito
0 a 300Alto índice da inadimplência
301 a 700Médio risco de inadimplência
701 a 1000Baixo risco de inadimplência

 

O CPF do consumidor é classificado em um desses três níveis. Inúmeros fatores influenciam para que o CPF circula de um para outro. O registro feito pelo Serasa é baseado em diversos dados e tem validade de 12 meses. Pessoas com médio risco de inadimplência nem sempre conseguem o financiamento de carro. Agora, se você precisa subir sua pontuação para aumentar suas chances, confira as seguintes dicas:

1. Limpe seu nome, caso esteja sujo

Para começar o nível de pontuação é preciso começar pelo principal: nome limpo. Tirar seu nome do registro do SPC ou Serasa já vai te ajudar muito. Consulte ambos órgãos para saber como está a situação do seu nome.

É comum encontrar pessoas que por bobagem estão com o nome sujo. Porém, elas nem imaginam que o banco vai usar isso como argumento para não liberar o crédito.

Com o nome sujo, fica praticamente impossível conseguir a liberação do crédito, até mesmo se for pessoal. Outro fator que influencia e que, se houvesse a prática de liberação de crédito para pessoas com nome sujo, os juros seriam bem mais salgados, como hoje acontece no mercado de empréstimo pessoal.

Os valores da dívidas e o quanto tempo ele realmente vão determinar o tempo em que seu score voltará para uma ótima pontuação.

2. Financie e compre a prazo

Comprar a prazo sempre é bom. Essa é uma tática importante para o momento em que o banco analisa suas movimentações de créditos Portanto, invista em algum objeto mais caro e útil para comprá-lo e deixar no histórico do cartão.

Por de trás desses boletos que pagamos estão justamente bancos como o Santander, Bradesco, Itaú, entre outros. Eles recebem o pagamento e montam um histórico a partir disso para cruzar dados. São bancos como esse que fornecem serviços importantes.

3. Não atrase seus pagamentos

Quem tem o nome sujo realmente não consegue financiar. Não pagar em conta as dívidas também pode influenciar na sua pontuação.

O correto é sempre pagar as contas em dia. Esse histórico de bom pagador se torna parte do chamado Cadastro Positivo, que traça essas atitudes boas do consumidor.

4. Faça pagamentos antecipados

Pagar contas antecipadamente pode ser bom para o banco e você. O cadastro positivo também reúne essa informação importante do consumidor.

Esse cuidado é bem visto aos olhos das empresas e é por isso que essa informação é tão importante aos órgãos que estão na relação entre consumidor e empresa.

Leia também estes artigos sobre score de crédito:
Consultar Score Serasa Consumidor
Consultar Score Boa Vista
Consultar Score SPC Brasil

Como consultar seu score de crédito online?

Agora que você já sabe como ter um score alto, é hora de aprender a consultar seu nome no Serasa. Ao entrar no site do órgão, o usuário precisará fazer um cadastro com suas informações pessoais e, claro, com o CPF. Logo nesse formulário o sistema já começa a buscar seu perfil.

Depois de preencher os detalhes, incluindo e-mail e senha, é hora de acessar o sistema. Logo na primeira página aparece a pontuação, assim fica mais fácil do consumidor ver detalhes do seu perfil de compra. Bem abaixo também a opção de inserir detalhes do cadastro ativo, que é selo de bom pagador.

Preencher essas informações e fazer o perfil completo é fundamental para ter acesso aos detalhes de seu perfil de comprador. Apesar de ter validade de 12 meses, a consulta pode apresentar resultado variado antes desse período, principalmente se você puder comprar e conseguir quitar.

Como ter um score alto em poucos meses?
Média 4.961 votos

No GranaSmart, aderimos aos rigorosos padrões de integridade editorial para ajudá-los a tomar decisões com segurança. Alguns dos produtos que apresentamos são de nossos parceiros. Entenda como ganhamos dinheiro.

Dê a sua opinião!

1 0