GranaSmart » Empréstimo » Agiota e Agiotagem

Agiota e Agiotagem

Você acredita que pode fazer um empréstimo em agiotas online, solicitar dinheiro emprestado sem burocracia, devendo, sendo negativado ou assalariado? Precisa ler tudo..

Agiota e Agiotagem

Cada agiota tem seu próprio método de operar, saiba quais são os modos operandis detectados por nós..

Agiota?! Todos querem saber realmente como um agiota trabalha, como funciona suas operações, como eles fazem a agiotagem sem medo. Será que eles realmente emprestam dinheiro na hora? Será que eles são tão perigosos como a mídia e meios de comunicação dizem… E você, o que pensa dos famosos usurários?

Minha pergunta é – como está sua situação financeira agora? Creio que deva estar precisando de dinheiro nesse momento, e, talvez por isso que esteja aqui lendo este artigo – quer saber como pedir dinheiro a um agiota online.

Bom, primeiro vamos saber então o que eles são:

Agiotagem é tido como Emprestado Particular, conhecido também por Usurário, Prestamistas, Loan Shark, Tubarão do empréstimo. Não importa muito o nome como os agiotas são chamados, o importante é saber que a prática de emprestar dinheiro com juros predatórios e fora do mercado formal de crédito, não é legítimo.

Nota:  Sem autorização do Banco Central ninguém pode ser agiota e emprestar quantias em dinheiro com juros acima de 12% a.m.

Quando se fala de agiotagem, logo lembramos de uma pessoa marginalizada, um gangsters que empresta dinheiro com taxas de juros caríssimas e ilegalmente, que não possuem as devidas autorizações, e estão todos fora da Lei.

Tudo acima esta certo! No entanto, vale mencionar que no mercado de crédito brasileiro “operações legítimas” podemos encontrar tanto a agiotagem, quanto a cobrança de ágio para fazer empréstimos a população.

— No Brasil e em qualquer parte do mundo não é difícil cobrar taxas de juros que exploram o cidadão comum. É pratica comercial, mascarada mais aceitável pelos governos e órgãos reguladores da economia.

Ok! Se você quer mesmo pegar dinheiro emprestado hoje mesmo, te daremos muitas opções e muitas outras alternativas ao empréstimo com agiota.

— Você sabia que existem formas de conseguir recursos financeiros sem ter que colocar suas folhas de cheques, assinar duplicatas, comprometer seu cartão, deixar documentos pessoais ou bens nas mãos de emprestadores particulares?

Pois é, tem alternativas viáveis sim!

Emprestar dinheiro a juros ou (fazer empréstimo pessoal) sem licença legal é pratica de agiotagem. Os agiotas tem muito dinheiro para emprestar, conseguidos de trabalho justo, mas muitas das vezes a agiotagem é feita para fazer o dinheiro render ainda mais.

Quem procura Agiotas?

Normalmente são pessoas que estão passando por um aperto financeiro ou estão fora do sistema bancário por estarem inadimplentes e com restrições no CPF. Em consultas de crédito constam como devedores.

O alvo principal está voltado para famílias de baixa renda, pessoas assalariados e trabalhadoras autônomas, e comerciantes em geral também tem o hábito de usar os serviços de agiotas quando estão querendo encontrar dinheiro.

Como funciona o empréstimo de Agiota?

Os agiotas (quem pratica a agiotagem), tem uma forma diferenciada de agir, de início, eles podem parecer amigáveis, mas pedir empréstimo pessoal para este tipo de emprestador, para falar sério nunca é uma boa idéia – mesmo que você pense e acredite que não haja outras opções.

Em geral você tem o acesso ou toma conhecimento da sua “facilidade” por panfletos e indicação de “amigos”. Eles estão em todo lugar, até onde você trabalha certamente tem algum.

Para fazer seu dinheiro render, o Agiota empresta pequenas ou volumosas quantias para solucionar a dificuldade financeira de cidadãos, empresas e pessoas sem crédito.

Eles emprestam valores que podem variar entre 10%, 15%, 20%, 25% e até 30% ao mês dependendo de fatores não declarados (não sabemos). O dinheiro é liberado em espécie, na hora ou por transferência bancária, que é muito raro.

Também fazem empréstimo com cartão de crédito e antecipação de recebíveis etc.

Por que os Agiotas não são legais?

Qualquer forma de empréstimo a juros é ruim.. que fique bem claro, contudo a necessidade e falta de dinheiro, muitas vezes é o fator preponderante. Pode ser que em uma urgência, pegar empréstimo pessoal em agiota sirva para quebrar um galho temporariamente.

No entanto, alguns agiotas como já dissemos, chegam a cobrar até 30% de juros ao mês ou até 2.229,80%.

Só para termos uma pequena ideia, em muitos países do mundo, os agiotas (chamados de Prestamistas) são conhecidos especificamente como tubarões do empréstimo, somente pelo nome já dá para entender como são classificados e qual o conceito por de trás dessa modalidade de crédito.

Segundo a lenda, se você manter seus pagamentos em dia, eles se mantém calmos e até amigáveis, afinal você estará alimentando-os com juros sobre o dinheiro pedido emprestado.

Mas a realidade é bem outra, mesmo que você peça qualquer quantidade de dinheiro, pouco dinheiro ou muito, essa quantia vai se tornar uma soma tão alta quando o tempo que você terá para terminar de pagar, principalmente se atrasar os reembolsos.

Vale mencionar que existem muitos riscos associados ao pegar empréstimo de agiota:

  • Você paga muito mais juros a um agiota do que pagaria por qualquer empréstimo pessoal em uma financeira legalizada ou banco de varejo
  • Você pode sofrer com assédio moral, intimidação ou ameaças se deixar de fazer os pagamentos do reembolso das parcelas
  • Você pode ser pressionado a pedir mais dinheiro em um novo empréstimo para pagar o empréstimo em andamento
  • Você pode acabar preso(a) em um espiral de dívidas, gerando uma bola de neve que nunca para de crescer

Como identificar um Agiota?

Cada agiota tem sem próprio método de operar, porém existe alguns modos operandis parecidos:

  1. Eles oferecem pouca ou nenhuma documentação relacionada ao empréstimo
  2. Evitam assinar um contrato de crédito, dar recibos ou registros de pagamentos
  3. Recuse-se em fornecer informações sobre a taxa de juros ou o valor real que você deve
  4. Podem pedir itens identificáveis, como passaportes, cartões bancários ou carteiras de motorista*
  5. Aumentam a dívida ou adicionam cobranças adicionais em caso de atraso
  6. Não é comum, mas podem recusar que você liquide sua dívida*
  7. Eles estão aptos em recorrer à intimidação, ameaças ou a violência

Não posso deixar de mencionar que existem muitos mitos e verdades sobre os agiotas, alguns são verdades e muitas são apenas conta da carochinha. Uma delas é que agiotas aumenta o juros ou o saldo devedor a qualquer momento.

Na relação acima, o 4* e 6*, por exemplo, possivelmente não existe verdade nenhuma nisto.

Tipos de empréstimos que Agiota empresta

Quando um cidadão chega ao ponto de decidir iniciar o pedido de dinheiro para um agiota, o ideal é saber que tipo de empréstimo ele pode aprovar sem burocracia, como um usurário é possível obter:

  • Empréstimo pessoal sem consulta
  • Empréstimo para negativado
  • Empréstimo com restrição no CPF
  • Empréstimo pessoal pessoa física
  • Empréstimo com garantia
  • Empréstimo com Penhor
  • Empréstimo com Cartão de crédito
  • Antecipação de Recebíveis
  • Compra de dívidas
  • Transferência de empréstimos

Incrível não é mesmo? Um agiota realmente faz a função de uma financeira na liberação de crédito, só falta liberar cartão de crédito pré-pago e conta digital. Para variar!

Mas não fique contente com a lista de serviços bancários que os agiotas costumam ter como atividade. Pense bem, antes de qualquer solicitação que for fazer, existem algumas perguntas muito importantes que precisa se feitas e entender.

Você deve se perguntar:

  • Eu preciso mesmo deste dinheiro tão caro?
  • Vou conseguir pagar o agiota e ficar livres de problemas?
  • Existe outras formas de financiar minhas dívidas ou conseguir dinheiro?
  • Posso pagar pelo dinheiro que estou planejando emprestar de um agiota?
  • É confiável pedir dinheiro emprestado aos agiotas online com acesso pela Internet?
  • Qual os danos de fornecer informações pessoais a um agiota?
Empréstimo em agiotas para assalariados

Empréstimo em agiotas para assalariados

A Internet tem mudado a maneira como as pessoas tem se relacionado com serviços financeiros, produtos bancários, finanças pessoais e administração do dinheiro e do tempo.

Assalariados são os alvos prediletos de agiotas, tanto que atualmente você encontra diversos sites de agiotas oferecendo empréstimo pessoal para assalariados com má intensão, todos com excessão do agiotas.org que é um site meramente informativo, os outros todos vimos indícios de manobras fraudulentas – só não entendi por que ainda estão no ar.

Empréstimo com agiota para negativado

Empréstimo com agiota online para negativado

Empréstimo em agiota para negativados? É possível? Quem já não ficou com o “nome sujo”, mesmo por esquecimento ou por pagamento perdidos (inadimplência)? Depois de analisarmos essa situação, concluímos que ficar com restrições no CPF ou negativado no SPC/Serasa/SCPC pode trazer grandes problemas para conseguir dinheiro com credores legítimos e até perder ou não ser aceito em um novo emprego.

O agiota sempre apresenta uma maneira simples e rápida de fazer um empréstimo pessoal, mesmo para negativados, com isso, eles podem cobrar juros altíssimos ao mês e aplicar outras taxas como bem entenderem.

Como verificar uma financeira ou credor online legítimo

Existe uma lista na Febraban (aqui) e no Banco Central (aqui) que mantém detalhes de todos os bancos, instituições creditícias e financeiras autorizadas e que podem atuar como credores e emprestadores de dinheiro a juros, basta verificar. Você vai perceber que agiotas não fazem parte de lista.

Outra forma de emprestar dinheiro de forma rápida e facilitada é atuando como correspondente bancário (Fintechs), nesse caso, o correspondente precisa ter parceria ou contrato de serviços bancários e não bancários como intermediador.

O correspondente deve autorizado pelo banco ou instituição e ainda ser certificado nas associações ABECIP, ACREFI,ANEPS, ASSBANDF e FEBRABAN, para poder emprestar dinheiro online.

E se você não puder pagar o empréstimo do agiota?

Mesmo um devedor com as melhores das intenções de devolver as parcelas devidas do empréstimo, pode deixar de pagar na data em que está programado o vencimento.

Problemas acontecem, urgências e despesas extras também, então, caso passe por tal situação, o mais óbvio é entrar em contato com o agiota, informar que haverá o atraso e saber o que pode ser feito e você vai manter o seu compromisso.

Lembre-se de que você tem uma obrigação moral e legal de pagar de volta o dinheiro que tomou emprestado. O agiota está dentro do seu direito de exigir pagamento uma vez que você foi até ele pegar a quantia desejada. Quer você goste do que esta lendo ou não.

Acontece que muitos mutuários tem vergonha e escondem o fato de que eles obtiveram empréstimos através de um agiota. Consequentemente, claro que é preferível que os cobradores de dívidas não venha até sua residência ou local de trabalho.

No entanto, os representantes do agiota podem visitar a casa ou o escritório de um mutuário. Afinal, esses endereços teriam sido fornecidos no momento em que o empréstimo foi feito.

Naturalmente, os agiotas ao cobrar as dívidas, não estão de forma alguma autorizados a usar da violência ou de linguagem imprópria para impor o pagamento do valor adiantado. Se eles usam essas táticas, os mutuários podem procurar sem medo os órgão de proteção ao cidadão – a Policia!

Emprestadores e financeiras autorizadas pelo Governo

Uma precaução básica que todos os que tomam emprestado em empresas pela Internet deveriam tomar é, ter certeza que instituição é aprovada pelo BC ou pelo órgão competente local.

Lidar com um agiota é altamente desaconselhável.

Financeiras autorizados são obrigados a respeitar certas regras e normas. Entre eles:

  • Explique todos os termos e condições do empréstimo que está sendo fornecido
  • Fornecer uma cópia do contrato de empréstimo ao mutuário
  • Realizar consulta e análise completa do crédito do solicitante antes de conceder o empréstimo
  • Verificar documentos pessoais, avaliar holerites de salário ou de imposto de renda
  • Fornecer informação relacionadas a juros, prazos e penalidades
  • Informar o valor total do custo do empréstimo antes da conclusão
  • Prestar atendimento pós venda para solução de problemas etc.

Empréstimo feito por Agiota é crime?

Pegar dinheiro com agiota pode ser arriscado? Depende!

Qual a pena para o crime de agiotagem ou crime de usura? isso vamos ver mais abaixo.

Não é de hoje que sabemos que a prática de tomar empréstimo com agiota é muito comum em nosso cotidiano. A prática da agiotagem se conclui quando um pessoa pega um empréstimo de dinheiro com outra pessoa, ambas físicas, e nessa negociação existe a cobrança de juros predatórios, ou seja, juros excessivos maior que o máximo permitido legalmente.

Quanto a ordem jurídica, um agiota comete crime, quando ele se beneficia da ignorância popular e da situação fragilizada nas finanças do outro aproveitando para cobrar taxas de juros mais altas que o devido, isto configura, “usura”, e a usura é proibida pelo ordenamento jurídico atual.

Quanto a agiotagem no âmbito criminal, é sim considerado um crime, inclusive crime contra a economia popular.

Quem for pego ou enquadrado como agiota, os termos da alínea “a” do artigo 4º da lei 1.521/51, que prevê pena de detenção de 06 (seis) meses a 02 (dois) anos. Então está entendido que todo aquele que ao emprestar dinheiro “cobrar juros, comissões ou descontos percentuais, sobre a dívida em dinheiro quando superior à taxa permitida por lei – pode ser preso.

Vale ainda mencionar que o agiota que atua no mercado sem a devida autorização do Banco Central do Brasil (BC) configura como um crime contra o Sistema Financeiro Nacional. Para este tipo de crime, a pena prevista pelo artigo 7º da lei 7.492/86 é de 02 (dois) a 08 (oito) anos de reclusão mais multa.

Por outro lado, é totalmente permitido que qualquer pessoa física possa emprestar dinheiro para outra pessoa desde que o juros aplicado sobre o valor do empréstimo não ultrapasse 1% ao mês, ou 12% ao ano.

Dinheiro emprestado nos Agiotas é facilitado

Existem muitas formas de pegar dinheiro emprestado. Pedir dinheiro emprestado com agiotas na nossa opinião é a última alternativa possível, depois de esgotadas todas as possibilidades e ainda assim – não é a melhor escolha.

Claro que em um determinada situação financeira, pode ser preciso tomar dinheiro desta forma. Principalmente se a pessoa perdeu acesso aos bancos, financeiras e ao crédito na praça, sabemos que estar com nome sujo e restrições atrapalham a vida em todos os sentidos.

De qualquer forma, relembramos que pegar dinheiro emprestado com agiotas não é maneira mais fácil, nem segura de resolver problemas com suas finanças.

Agiota fácil é seguro e confiável

A Internet de hoje pode ajudar muito qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo, contudo, esse território virou um campo minado, e se você não tomar cuidado, fica sem as pernas.

Tenho visto e lido tanta besteira que fico impressionado com a capacidade e desinteligência de alguns intermediadores da informação (blogs e sites desinformativos).

Pode até existir um agiota fácil e rápido, mas agiota seguro é outra coisa.

Para você que não sabe, “Agiota Fácil” seria um jeito facilitado de pegar dinheiro com agiota, mas não, “Agiota Fácil” era um site de empréstimos pessoais online que supostamente concedia crédito para negativados e assalariados, mas, depois de muitas denúncias o Google baniu este site das buscas. Mas ele voltou com outro nome. Fiquem atentos!

Agiota online – como e onde fazer?

Pela internet, os agiotas online tentam imitar os procedimentos de operadores e credores tradicionais, o empréstimo é oferecido no curto prazo entre 30 dias e 6 meses. Para começar você envia um formulário online rápido.

Em geral, eles pedem informações pessoais e documentos, supostamente para fins cadastrais. Alguns agiotas até informam que usam tecnologia de criptografia SSL como segurança de 256 bits em seus sites para criar um ar de que estão protegendo sua privacidade e os seus dados.

Depois que as suas informações são enviadas, irão pedir cópias dos documentos por email ou fax, feito isso, você poderá receber uma proposta do agiota já com aprovação, usam Whatsapp ou fazem ligações telefônicas relacionando todos os custos e condições do empréstimo.
Depois de saber os custos com juros, prazo e valor das parcelas, o solicitante precisa tomar uma decisão, se dizer sim, eles enviarão o contrato para ser assinado. Então, irão depositar os recursos combinados em sua conta bancária, no mesmo dia ou no próximo dia útil.

Tudo isso poderia ser verdade – SQN, agiotas dificilmente fazem empréstimo pessoal pela internet porque eles precisam de uma ou mais garantias para liberar a grana que você solicitou. Portanto, esquece isso de fazer empréstimo nos agiotas online. Se fizer, vai pagar o preço e será o pato da vez.

Telefones e Whatsapp de Agiotas

Todos os dias recebemos email do tipo: “Preciso de um empréstimo urgente, vocês conhecem algum agiota ou pessoa que empresta dinheiro me passa o Whatsapp”, ou “Preciso de um empréstimo pessoal urgente pode ser de agiota mesmo, meu contato via Whatsapp é 94567XXXX.”, e por vezes, “Oi pessoal, preciso de dinheiro com urgência, estou com score baixo e restrição, não consigo fazer empréstimo em lugar nenhum. Me indiquem um agiota, entrem em contato no Whatsapp…”

Independente da forma como você for contratar seu empréstimo no agiota, não vai mudar o fato de ser um empréstimo caro e com condições fora do regime legal, então, seja por telefone, whatsapp ou qualquer meio de contato, você estará na alça de mira de qualquer jeito.

Quando denunciar um Agiota a Polícia

  • Se você pegou empréstimo como um agiota e esta sendo intimidado
  • Se você foi abordado por alguém que você acredita que é um agiota
  • Se você sofreu algum tipo de abuso ou violência feito por um agiota

Em todas essas alternativas e muitas outras, convêm que você denunciá-lo aos órgãos competentes e contatar a Polícia Civil ou Polícia Federal se achar que está correndo perigo.

Alternativas de empréstimos ao Agiota

Se sua renda é muito baixa, tem má reputação de crédito no Serasa / SPC / SCPC, e só precisa de uma pequena quantia por um curto período de tempo, existem credores respeitáveis ​​que você pode acessar, em vez de pedir empréstimo em agiotas, essas empresas online liberam crédito para negativados sem nenhuma burocracia ou impeditivos bancários. Veja abaixo:

Cooperativas

Cooperativas de crédito

Procure empréstimos em uma cooperativa de crédito, pode ser uma solução. Embora você tenha que se tornar um membro e eles podem fazer uma oferta de crédito com a quantia que você precisa emprestado.

Peer to Peer

Peer-to-Peer

Peer-to-peer Lending é uma boa opção para tomar crédito pessoal, atualmente é uma modalidade indicada para quem tem dificuldade de obter empréstimo nos meios convencionais.

O Peer-toPeer é o empréstimo entre pessoas ou mais conhecido como empréstimo social, com ele é possível pagar taxas de juros muito menores do que outras opções até para quem está com nome negativado, nas plataformas online você que tem mais chances de ter o seu crédito aprovado.

Crowdfunding

Crowdfunding

O Crowdfunding está em evidência no nosso país assim como as fintechs de empréstimos, ela estão crescendo com o chamado empréstimo coletivo ou doação direta, ou seja, são criadas campanhas online com a expectativa de receber um retorno financeiro e em troca dá facilidades ao doador.

Muitos sites estão de dedicando 100% a este tipo de financiamento online, resta saber se você quer entrar nesse barco remando ou quer dinheiro sem remar como é o caso do empréstimo com agiota.

Lidando com dívidas e apertos financeiros

Se você está pensando em usar os serviços financeiros de um agiota porque não pode pedir dinheiro emprestado em nenhum outro lugar como bancos e financeiras, saiba que existe muitas organizações sem fins lucrativos que oferecem aconselhamento gratuito para ajudar vocês sobre a dívida.

Aconselhamento para sair da dívida

Tem um ditado que diz que se conselho fosse bom, não se dava, vendia. Pode ser que isso seja verdade! Contudo, se você esta lutando todos os dias para sair das dívidas, as vezes esta é uma tarefa bem difícil de conseguir, mas é possível, essa que é boa notícia.

Por sorte existem muitos serviços que oferecem aconselhamento gratuitos na web, ou na sua cidade, também em associações sem fins lucrativos e governamentais, você pode encontrar ajuda de uma forma que seja melhor para você.

Breve vamos listar as organizações que prestam esse serviço gratuito. Continuando..

Como priorizar suas dívidas? Se você tem muitos débitos pendentes, você certamente esta se sentindo cansado, estressado e sobrecarregado.

Todos querem descobrir uma maneira mais eficiente de priorizar as finanças e se livrar das dívidas sem ter que fazer mais dívidas, e com certeza pagar dividas com empréstimo de agiota, meu amigo e minha amiga, não é a melhor coisa para você que seja inteligente.

Agiota e Agiotagem
Média 4.851 votos

No GranaSmart, aderimos aos rigorosos padrões de integridade editorial para ajudá-los a tomar decisões com segurança. Alguns dos produtos que apresentamos são de nossos parceiros. Entenda como ganhamos dinheiro.

Dê a sua opinião!

45 0