GranaSmart » Empréstimo » Comercial » Empréstimo para pequenas empresas

Empréstimo para pequenas empresas

Antes de fechar qualquer contrato relacionado com empréstimo comercial para sua empresa, considere os diferentes tipos de crédito e financiamentos para negócio saudável.

empréstimo para pequenas empresas

Procure entender qual é o melhor negócio relacionado com crédito e empréstimos para ajudar sua empresa crescer..

Empréstimo para pequenas empresas serve para quando você quer aumentar seu estoque, comprar suprimentos para seu negócio, expandir departamento com um novo escritório ou contratar mais funcionários para formar ou ampliar a equipe, e para tudo isso, os empréstimos comerciais pode fornecer o dinheiro que você precisa.”

No entanto, a variedade de opções e fontes de crédito e financiamento à empresas podem ser meio confuso para a maioria dos empresários e empreendedores, então, você pensa – como encontrar a solução certa?

Tipos de empréstimos para empresas e negócios

Antes de fechar qualquer negócio relacionado com empréstimos, considere os diferentes tipos de crédito e financiamentos para que você saiba qual é o melhor para você ou sua empresa. 

Existem vários tipos de empréstimos para micro, pequenas e médias empresas, incluindo empréstimos bancários, empréstimos comerciais, linhas de crédito, investidores anjo e investidores de risco, empréstimos de amigos e familiares, empréstimos entre pares e crédito de multidão (crowdfunding).

Os empréstimos comerciais bancários em geral oferecem uma solução bem estruturada e, muitas vezes aplicam nas operações taxas de juros baixas e prazos de reembolso flexíveis. Muitos bancos, financeiras e cooperativas de crédito oferece para quase todo tipo de empresa a maioria dos empréstimos bancários.

Para empresas que estão com bom score, histórico de crédito sem restrição e pontuação de bom para excelente, as chances são aumentadas para obter a aprovação do empréstimo, tanto para empresários no crédito pessoal quanto no crédito comercial.

Pedir um empréstimo de amigo ou familiar pode parecer uma opção tentadora, mas também traz riscos ao seu nome e CPF. Se você não quer destruir seu relacionamento pessoal por causa do acesso ao dinheiro emprestado de parente, então, você não pode tomar este caminho, se fizer, coloque tudo por escrito no papel, registre no cartório e se comunique com frequência com o emprestador para que ele saiba que você está vivo.

Da mesma forma, os investidores anjos, eles podem parecer uma salvador do seu negócio, mas você precisa comprometer parte do seu negócio para obter financiamento com eles. O investidor anjo em geral quer uma participação acionária em sua empresa e pode solicitar outras vantagens por causa da associação à sua empresa.

— O melhor empréstimo para pequena empresa são os que fornece o capital de giro necessário para você que tenha taxas de juro baixo, prazos de reembolso fixo e termos e condições favoráveis.

Duração do empréstimo às pequenas e micro-empresas

Alguns empréstimos para pequenas empresas são financiados com curto prazo, e utilizados para o pagamento de custos, despesas e dívidas inesperada, enquanto outros mais longos, podem ser utilizados para despesas como aquisições imobiliárias, maquinários e expansão estrutural.

Os empréstimos comerciais de curto prazo geralmente duram de 6 — 12 meses. Com esse prazo você consegue pagar o saldo mais rapidamente e, normalmente paga-se menos juros nessa operação. Essa é a escolha menos dispendiosa. No entanto, depende do valor que você precisa tomar emprestado.

Um empréstimo de longo prazo pode durar 10 anos ou mais. Este tipo de empréstimo geralmente se destina a investimentos de longo prazo que continuarão a beneficiar a empresa pelo menos até que o empréstimo seja liquidado.

Se você decidir expandir o negócio para outra cidade, por exemplo, um empréstimo de longo prazo, pode servir para adquirir uma nova sala ou edifício – isso faz sentido?

Taxa de juros do empréstimo às pequenas empresas

Vai pedir crédito para sua empresa? Então não se esqueça de verificar as taxas de juros do empréstimo com diferentes instituições financeiras para descobrir se as taxas compensam ou não.

De acordo com os especialistas do mercado de crédito PJ, os pequenos empréstimos tendem a custar mais caro por causa dos juros do que os grandes empréstimos de longo prazo.

De um modo geral, os empréstimos de banco convencionais e as linhas de crédito comerciais oferecem melhores taxas de juros do que as outras opções “menos burocráticas”. Se você pode qualificar sem problemas, é só escolher o tipo de empréstimo e solicitar.

Quais os requisitos do empréstimo a pequenas empresas?

Toda instituição financeira e credor pode impor seus próprios requisitos, políticas de crédito e aprovação de empréstimo, além dos termos e condições para os reembolsos. Saber sobre essas regras pode ajudá-lo a tomar a decisão mais acertada.

Por exemplo, alguns bancos emprestam dinheiro a empresas que estiveram como CNPJ sem restrição e tenham mais de um ano de funcionamento. Outros exigem que os solicitantes tenham uma determinada pontuação de crédito ou peçam garantia para o empréstimo.

Contudo, outros oferecem empréstimo para empresas negativadas, não fazem a consulta de crédito e pouco se importam com o histórico de crédito por terem critérios de avaliação diferenciados e alternativos. Conheça o Peer-to-Peer Lending P2P.

Quer fazer um empréstimo para sua pequena empresa?

Vale frisar que solicitar um empréstimo comercial ou capital de giro para sua pequenas empresas, usando os recursos da maneira correta, certamente você e sua equipe vai alavancar o negócio como deve ser feito para atingir o sucesso.

Se você precisa de uma solução de empréstimo para empresa ou manter o fluxo de caixa positivo, pesquise aqui no site que certamente será possível encontrar muitos artigos e opções excelentes de crédito e modalidades de financiamentos.

Para que você precisa de um empréstimo comercial?

O primeiro passo de qualquer busca de empréstimo para sua empresa lidar com algum negócios é determinar o que você realmente precisa de um financiamento.

Desde empréstimos comerciais bancários, a financiamento de estoques, a adiantamentos de dinheiro para empresas e comerciantes.. Há muitos tipos diferentes de empréstimos direcionados exclusivamente para pequenas empresas dos mais diversos segmentos.

Cada empréstimo serve um conjunto diferente de objetivos de negócios.

Precisa de capital de giro para financiar despesas comerciais regulares? Uma linha comercial tradicional de crédito pode fazer mais sentido. Precisa financiar suas faturas atrasadas? Você sempre vai encontrar um empréstimo perfeito para o seu negócio.
Um empréstimo para fins comerciais em geral servem para:

  • Começar o seu negócio próprio
  • Aproveitar rapidamente uma nova oportunidade empreendedora
  • Expandir seu negócio local ou globalmente
  • Manter uma reserva extra de dinheiro para ajustar o fluxo de caixa
  • Gerenciar suas despesas diárias e folha de pagamento
  • Financiar matérias primas, equipamentos ou compras de estoque
  • E muito mais

Identifique por que você precisa do capital em dinheiro e filtre sua pesquisa para “empréstimo para pequenas empresas”, se encontrar um satisfatório, defina suas metas de financiamento.

Quanto que você realmente pode pagar?

Depois de determinar por que você precisa do empréstimo comercial, o próximo passo é pensar em quanto financiamento você precisa — e, o mais importante, quanto empréstimo para sua empresas você realmente pode pagar.

Uma das primeiras perguntas que os credores lhe perguntarão quando começar sua pesquisa para conseguir “empréstimo para pequenas empresas” é — quanto você está procurando?

Sim, todos nós gostaríamos de R$ 1 milhão de real. Mas, em vez de pensar nesta questão de quanto você quer ou precisa, pense nas linhas de crédito que você poderá pagar sem passar por dificuldades.

Há quanto tempo você está no negócio?

Outro fator crucial em sua qualificação para um empréstimo para pequenas empresas é a quantidade de tempo que você esteva operando o negócio.

Porque isso importa tanto?

Quando se trata disso, começar um negócio pode ser arriscado. Nem todas as empresas passarão pelo primeiro ano.

E por esse motivo, os credores podem hesitar em querer aprovar crédito para empresário novato que pode não ter suas portas abertas no próximo ano para fazer seus pagamentos em dia — triste realidade no Brasil.

Para as instituições financeiras, emprestar para uma pequena empresa que tem um negócio existente há 2 ou mais anos, pode ser um empreendimento menos arriscado para eles.

Isso não quer dizer que você não terá opções se for uma empresa nova. Empresas de 6 meses a 1 ano tem muitas opções com os emprestadores online.

Proprietários de empresas com pelo menos dois anos de experiência terão ainda mais opções disponíveis com os financiadores online, e podem até se qualificar para um empréstimo bancário com ótimas taxas de juros.

Se sua empresa tiver menos de 6 meses, confira opções de crédito pessoal antes de colocar sua empresa na reta.

Quanto dinheiro está entrando na sua empresa com seu negócio?

Os credores também prestarão atenção à sua receita anual ao determinar que você se qualifica.

De qualquer forma, analisando quanto dinheiro está entrando em seu negócio, ajudará o credor na determinação de qual valor de empréstimo para sua pequena empresa será aprovado e liberado.

Nenhum credor ou instituição séria concederia um empréstimo para negócios empresariais com pagamentos mensais que excedam o montante recebido como receita em cada mês.

Na maioria dos casos conhecidos, um credor irá no mínimo qualificá-lo para uma pequena porcentagem de sua receita mensal ou anual para ter certeza de que sua empresa sempre terá o dinheiro no caixa para fazer os pagamentos mês a mês.

Conseguir um empréstimo para pequenas empresas é sempre um grande obstáculo para seus proprietários, principalmente devido as regras e aos rígidos padrões dos bancos.

No entanto, muitas vezes é imprescindível um empreendedor obter financiamento externo para iniciar ou expandir seu negócio, cobrir despesas do dia a dia, ou ter dinheiro para realizar o pagamento folha de salários e manter o estoque.

Obter aprovação para empréstimos para pequenas empresas

Embora pesquisar, encontrar, solicitar e obter a aprovação de um empréstimo para pequenas empresas possa ser difícil, quanto mais preparado você estiver, melhor.

Veja como obter o seu em cinco etapas:

  1. Apontar porque você precisa do dinheiro. Pergunte-se como este empréstimo ajudará o seu negócio
  2. Encontre o empréstimo certo. Escolha um tipo de empréstimo baseado em suas necessidades
  3. Encontre o melhor credor para sua empresa. Compare as opções com base no custo e nos juros de cada tipo de empréstimo
  4. Veja se você tem o que é preciso para ser aprovado. Reuna informações, incluindo sua pontuação de crédito e receita mensal e anual
  5. Prepare os documentos e faça a solicitação. Saiba quais documentos os credores precisarão antes de iniciar o pedido

Decida qual tipo de empréstimo é o certo para você

Suas razões para precisar do empréstimo vão ditar o tipo de empréstimo para pequenas empresas que você vai receber. Se você está começando um pequeno negócio, é praticamente impossível obter um empréstimo no primeiro ano da sua empresa.

— Os credores exigem fluxo de caixa para apoiar o pagamento do empréstimo, de modo que as micros, pequenas e startups geralmente são imediatamente desqualificadas para o empréstimo comercial.

Em vez disso, você terá que confiar nos cartões de crédito pessoais e da empresa se tiver, em empréstimos pessoais com amigos e familiares, no financiamento crowdfunding, tem também o empréstimos entre pessoas (Peer-to-Peer), ou tentar um microcrédito em credores alternativos ou governamentais.

Empréstimo para pequenas empresas
Média 4.854 votos

No GranaSmart, aderimos aos rigorosos padrões de integridade editorial para ajudá-los a tomar decisões com segurança. Alguns dos produtos que apresentamos são de nossos parceiros. Entenda como ganhamos dinheiro.

Dê a sua opinião!

6 1

Deixe uma resposta