GranaSmart » Empréstimo » Consignado para Comissionados

Consignado para Comissionados

Quer saber fazer e entender melhor como é possível solicitar um empréstimo consignado para comissionado e todas as condições desta modalidade de crédito?

Empréstimo consignado para comissionados

Desde que ouço a respeito de empréstimo consignado (desde 2005), sempre soube que havia muita distinção entre servidores comissionados ou funcionários comissionados do serviço público, celetistas e efetivos, principalmente nesse quesito de obtenção de crédito..

O fato é que assim como os funcionários celetistas os comissionados também desejam conseguir dinheiro emprestado com essas taxas tão baixas.

Se esse é o seu caso, trabalha em cargo comissionado, e você quer saber mais a respeito, acompanhe esse artigo e entenda melhor como o empréstimo consignado para um comissionado funciona. Mas qual a pergunta que não quer calar é?

Cargos comissionados no serviço público destinam-se apenas às funções de chefia e assessoramento. Assim, todas as demais atividades de órgãos estatais devem ser exercidas por servidores concursados.

Bom, todas as pessoas podem passar por um aperto ou outro, claro que nós estamos sujeitos a privações e necessitar de dinheiro, e o empréstimo pessoal pode ajudar bastante, se for consignado, melhor ainda, porém, nem todas as classes sabem de servidores ou funcionários públicos, comissionados ou não, podem conseguir um empréstimo pessoal consignado com o desconto na folha de pagamento.

Atualmente, na grande maioria dos poderes, seja Legislativo, Executivo ou Judiciário, apenas os efetivos têm direito ao desconto de empréstimo direto no holerite. Na verdade é um tipo de benefício a contratação de empréstimo consignado, e para isso acontecer, o órgão público tem que criar leis, fazer parcerias com bancos e financeiras e normalizar a condição para cargos e funções especificas, além da publicação no Diário Oficial.

É fato constatado que comissionados sofrem distinção em bancos, financeiras e credores, que por vezes não querem realizar os convênios para liberação dado ao risco da possibilidade do funcionário ser dispensado do cargo e não conseguir pagar o restante das parcelas.

O que é um comissionado?

Ser Comissionado é ocupar um cargo temporário. Essa pessoa não faz parte do quadro de funcionários da Administração Pública por ser contratado, ou seja, não seguia a regra da aprovação em concurso público ou outra forma de seleção legal.

O cargo comissionado, ou cargo em comissão (como é chamado na Constituição), é uma exceção à regra para ter acesso a um emprego em cargo público.

Para conhecimento de todos, cargos em comissão não podem ser criados por qualquer motivo, a função deve ser exercida baseado na necessidade real da Administração Pública, e desta forma, as vagas são concedidas para os devidos fins.

Mais um detalhe, para que os cargos sejam criados, obrigatoriamente deve haver uma lei específica, essa lei é a que vai determinar quais as atividades, ações ou atribuições serão de sua responsabilidade, também deve definir quais os direitos e os deveres, além do valor da remuneração e o período de atuação etc.

No entanto, segundo nos informamos, a função de comissionado é tratado como cargo livre para nomeação e exoneração. Ou seja, quem contratou e nomeou, também pode extinguir ou exonerar o cargo. Em geral, a permanência por longos períodos se dá por causa da relação de confiança, apesar do cargo não ser exercido para esse fim.

Mas o que você que saber mesmo é se um comissionado pode ou não pode pedir um consignado com desconto em folha, – ou estou errado?

Empréstimo consignado para comissionado?

Essa modalidade de empréstimo em consignação é mais cobiçada por todos. E os comissionados também querem. No entanto, para que isto aconteça, o órgão público (fonte pagadora) deve realizar um articulação legal para criar mecanismos legislativos para que os funcionários comissionados possam solicitar empréstimos consignado com os bancos e financeiras que participarem do convênio.

Vale mencionar que as taxas de juros e condições, podem variar das oferecidas os servidores públicos efetivos. Essas condições de modo geral são:

  • Taxa de juros bem menores
  • Longos prazos para pagamentos
  • Processos burocráticos facilitados
  • Libera para comissionados mesmo negativados
  • Rapidez e agilidade no processo de solicitação, aprovação e liberação dos empréstimos
  • Desconto no holerite automaticamente até o final do consignado
  • Possibilidade de refinanciamento depois de x parcelas pagas

Comissionando pode solicitar empréstimo na folha?

Pode! Comissionados, Celetista (CLT), Contratados, Contrato Temporário etc, todos podem obter empréstimo consignado sim. Neste tipo de financiamento de dinheiro, é possível para funcionários não efetivos de órgãos públicos com quase todas as facilidades. A solicitação é feita normalmente como todo processo de qualificação para crédito.

O cadastro ou contrato passa por uma prévia consulta e análise de crédito, os valores solicitados e quantidades de parcelas verificados, e uma vez tendo margem para desconto, o empréstimo é aprovado, mas não pode ultrapassar a margem livre ou o valor de 30% da renda.

Regras do empréstimo

Cada órgão público junto com os bancos irão criar as regras e condições, em alguns, o valor total do empréstimo consignado liberado para comissionados podem ultrapassar 2 vezes o pagamento líquido no holerite do solicitante. O prazo máximo das parcelas também é outra variação, até 12/24/36/48 vezes.

Descontos das parcelas

O desconto das parcelas é automaticamente debitado da conta do comissionado, esse procedimento é conhecido como desconto em folha. Como os comissionados são funcionários temporários com empregos estáveis, os bancos e financeiras não estendem a possibilidade de liberar empréstimo com prazos até 60/72/96 como os que são liberados para efetivos.

Consignado para cargos em comissão

Cada fonte pagadora vai estipular se funcionários de cargos em comissão pode ou não fazer o consignado com desconto na folha. Vale lembrar que cada órgão público tem autonomia para decidir para quem e como irão ter acesso ao crédito descontado no holerite.

Dicas sobre consignado

Apesar do consignado ser um dos tipos de empréstimo mais baratos do mercado, vamos sempre relembrar aos nossos usuários e leitores, que antes de assinar o seu novo contrato de empréstimo consignado, analise todas as possibilidades e se realmente o objetivo do comprometimento da renda é válido.

Outra coisa, esqueça qualquer possibilidade de acessar meios como a agiotagem ou agiotas para conseguir dinheiro emprestado.

Se você é comissionado é deseja  saber se o seu órgão público realiza essa operação para sua classe, procure o RH ou a Secretária ou órgão responsável pele seu pagamento e descubra se há convênios e quais os bancos que realizam a todo o processo de solicitação e aprovação do seu pedido.

Faça seu empréstimo com responsabilidade!

Consignado para Comissionados
Média 514 votos

No GranaSmart, aderimos aos rigorosos padrões de integridade editorial para ajudá-los a tomar decisões com segurança. Alguns dos produtos que apresentamos são de nossos parceiros. Entenda como ganhamos dinheiro.

Dê a sua opinião!

6 1

Deixe uma resposta