GranaSmart » Empréstimo » Empréstimo pessoal privado como funciona?

Como funciona o empréstimo pessoal privado?

Descubra como são as três modalidades de crédito e empréstimo privado. Saiba onde encontrar e como pedir empréstimos mais barato seja consignado ou para assalariado..

Empréstimo pessoal privado

A vantagem dos empréstimos privados garantidos é ter a chance de obter uma quantia maior e com taxas de juros relativamente mais baixas.

“O empréstimo privado é uma realidade atualmente no Brasil. No mercado financeiro de hoje em dia, existem pessoas que procuram tanto os empréstimos alternativos como os empréstimos privados e empréstimos predatórios também”.

Claro que pode ajudar em um momento de necessidade, mas exigem que taxas com juros abusivas sejam cobradas do solicitante, o que em muitos casos podemos até caracterizar como uma ação de “agiotagem“.

Um investidor ou muitos investidores juntos e que possuem grana sobrando para emprestar, podemos defini-los como de um grupo específico de pessoas conhecidos como (anjos, especuladores ou, empreendedores etc.,).

Um cidadão também pode ser capaz de conceder pequenos empréstimos pessoais a outras pessoas ou grupos com necessidades financeiras, mas não pode oferecer taxa de juros mais altas, ou seja, que não ultrapasse os 12% permitidos por lei ao ano.

Mas tem um problema, os altos riscos envolvidos no empréstimo privado são a razão de algumas modalidades aplicarem altas taxas de juros, este é o caso do empréstimo pessoal com restrição. Os “investidores” por exemplo, dificilmente emprestam dinheiro para pessoas que não têm um histórico de crédito positivo ou pessoas que não têm acesso aos bancos com contas regulares.

Empréstimo privado em bancos e financeiras

Um financiador autorizado funciona quase da mesma maneira que os bancos e instituições financeiras. Em geral, concedem empréstimo pessoal a pessoas com necessidades financeiras genuínas e, quando o pagamento é atrasado, não tomam medidas duras ou os assedia com ameaças, eles apenas enviam cartas e fazem cobranças dentro da legalidade.

Abaixo seguem algumas questões que se deve levar em consideração antes de optar pelo empréstimo privado e os cuidados para não cair em nenhum golpe de agiotagem e ter problemas mais sérios no futuro. Confira!

O que considerar antes de contrair empréstimos privados

Primeiro de tudo, antes de procurar alguém que faz esse tipo de negociação, a exemplo de agiota, é preciso considerar todas as outras opções que possam estar disponíveis e que ajudarão equilibrar as finanças.

Verifique os termos do contrato que você celebrará com um investidor, se esse for o caso. Este contrato é uma obrigação para a segurança de ambas as partes, pois é uma exigência legal.

Analise se você será capaz de manter o acordo e honrar os termos, considerando seus compromissos financeiras em andamento, seu rendimento e, bem como pegar emprestado apenas o quanto é preciso. Não se deixar levar por enormes quantias nos quais serão impossíveis de quitar.

Certifique-se de entender completamente todas as cláusulas do contrato e, especialmente, como você será obrigado a pagar o empréstimo e quais as taxas de juros. Estas informações devem ser comunicadas de forma transparente pelo credor.

Você deve procurar por credores ou financiadores que tenham boa reputação e referências confiáveis. Evite apressar-se para obter um empréstimo privado antes de estar satisfeito com todas as condições. Lembre-se de que você é quem vai pagar, por isso é importante que tudo seja favorável.

E.., antes de solicitar seu empréstimo privado?

Pense cuidadosamente antes realizar qualquer empréstimo com particulares ou empresas desconhecidas, existem muitas ofertas na Internet, mas nem todas servem para serem aproveitadas.

Se for um empréstimo feito com agiotas, tenha cuidado se o prestamista pedir determinadas senhas ou se ele tentar reter documentos importantes, como seu carteira de identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho, cartões de caixa eletrônico, etc.

Quanto a sites e aplicativos online para empréstimos privados, certifique-se de que o credor escolhido lhe concederá o crédito solicitado com a devida diligência e integridade.

Ele deve ser capaz de seguir os todo o processos de avaliação e aprovação em tempo hábil, cobrar os juros dentro da legalidade e te dar todo o suporte necessário.

Outro detalhe importante.. Deve existir também uma maneira em que o credor poderá se comunicar com seus clientes efetivamente, de preferência com um escritório, loja ou estabelecimento físico e fixo há um bom tempo..

Benefícios de optar por um empréstimo privado

Não deve haver assédio envolvido desde o momento em que você inicia o processo até o fim — você é quem decide. Em geral, a maioria dos credores online operam de acordo com as diretrizes estipuladas pelas leis e órgão federais, então dificilmente se arriscam ter consequências legais.

Apesar das taxas de juros estarem abaixando, muitos empréstimos pessoais privados ainda terão taxas de juros que começam com 0,89% podendo chegar a 26% ao mês, em empréstimo pessoal para negativados as taxas de juros chegam aos 16% ao mês, ao contrário de todos os consignados em folha que a média é de 2% am mês.

Na agiotagem, as taxas variam bastante, fica entre 10% a 30% ao mês. Ao basear-se no risco de não pagamento, as taxas de juros torna-se muito altas, chegando a serem absurdamente abusivas.

Mas há sempre quem deseje e contrate esses tipo de empréstimos privados com taxas abusivas

Dependendo da sua renda, sempre que você quiser pegar dinheiro emprestado de um prestamista, você pode ter certeza de obter um empréstimo até um limite específico que ele ordenar. Os critérios para determinar o quanto é elegível não são padronizados.

empréstimo privado online

Nas empresas legítimas, o processo para a liberação do valor solicitado é muito eficiente. A espera entre a solicitação e a aprovação do crédito é notavelmente menor se comparada com outras instituições financeiras. Acontece em questão de apenas alguns minutos.

Tipos de empréstimos privados que legalizados e confiáveis?

Existem três tipos de empréstimos na modalidade privada:

1. Empréstimos com garantia

Para você obter um empréstimo privado com garantia, o ativo (imóvel, veículo ou propriedade de valor) garantido deve valer mais do que a quantidade de dinheiro que se está pedindo, acrescido de juros que será cobrado em cada parcela.

Após a assinatura repassando os seus direitos sobre os seus ativos que serão a garantia, o credor irá manter esses títulos em standby para caso o mutuário não aja de acordo com o contrato ou acabe ficando inadimplente com o valor emprestado, ele tome providências legais.

— A vantagem dos empréstimos privados garantidos é que as chances de obter uma quantia maior são bem maiores e vem com taxas de juros relativamente baixas (1,15% a.m), o que possibilita um pagamento baixo, longo e sem esforços.

2. Empréstimos sem garantia

Nesse caso de empréstimo, você pede emprestado uma determinado quantia de dinheiro com apenas a promessa de devolver o valores em parcelas dentro do prazo acordado com o credor. Usa-se apenas a credibilidade ou a composição de renda para conseguir os recursos.

Não há bens, propriedades ou ativos envolvidos, o credor só pode tomar medidas legais envolvendo processos judiciais se houver inadimplência. Nada garante ao credor que ele terá seu dinheiro devolvido em empréstimos sem garantia.

A vantagem deste tipo de empréstimo pessoal privado é que ele não representa um risco para os bens do tomador, caso ele tenha algum. As desvantagens são as taxas de juros maiores e o limite menor quando você for pedir emprestado, até 36 meses.

Empréstimo privado consignado

O empréstimo consignado é uma linha de crédito mais utilizado do momento, quando uma pessoa solicita um consignado em folha, o reembolso em parcelas é feito diretamente no salário, contra-cheque ou benefício do solicitante. Nesta modalidade, a instituição financeira corre menos riscos de levar calote, a inadimplência fica um pouca mais difícil de ocorrer.

O consignado oferece taxas de juros mais baixas que as demais modalidades de empréstimos bancários (no consignado público é de até 3,53% e até 5,4% no consignado privado.

No empréstimo consignado privado, que é uma linha de empréstimo para assalariados acontece o mesmo, com pequena diferenças de termos, taxas e condições para concessão. O que não muda é o fato dos prazos serem longos e as taxas menores.

O empréstimo consignado privado é destinado aos trabalhadores assalariados de empresas privadas que mantém convênios para consignação na folha de pagamento. Toda empresa que deseja beneficiar seu funcionários, basta localizar um banco ou financeira que ofereça o convênio e assinar o contrato.

Cuidados ao encontrar um credor de empréstimo privado online

Tenha em mente uma regra básica: nunca deposite dinheiro antecipadamente como sendo requisito para a obtenção do crédito solicitado. Afinal, só se deve efetuar pagamentos depois da dívida adquirida.

Bom, acreditamos que o que foi lido deu para ampliar um pouco mais do seu conhecimento sobre como se dá o procedimento de alguns empréstimos privados e a diferença com a agiotagem.

Então que tal compartilhar em suas redes sociais e contribuir para que mais pessoas saibam disso? Até mais!

Empréstimo pessoal privado como funciona?
Média 4.397 votos

No GranaSmart, aderimos aos rigorosos padrões de integridade editorial para ajudá-los a tomar decisões com segurança. Alguns dos produtos que apresentamos são de nossos parceiros. Entenda como ganhamos dinheiro.

Dê a sua opinião!

3 0